Visa alerta sobre índice de infestação do mosquito da dengue
legenda: Equipe de Avaré promoveu a Sala de Situação e apresentou dados sobre a doença
Fonte da Foto: InternetAtendendo ao Decreto nº 4473/16, que estabelece a "Sala de Coordenação e Controle" das Arboviroses, a equipe da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) realizou o seu último encontro do ano, conhecido como "Sala de Situação".
A iniciativa tem como objetivo a coleta de dados, troca de informações e definição de estratégias para direcionar as ações no combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Na oportunidade são definidas as responsabilidades de cada repartição e cada setor, bem como ações diretas e indiretas para evitar a transmissão das doenças e aumento da infestação do mosquito. Além dos setores que, por força do decreto, devem ter representantes fixos nas reuniões, é livre a participação de outros órgãos, entidades e população em geral.
Houve também a apresentação de dados referentes ao trabalho da equipe de Controle de Vetores da VISA e das ações realizadas pela Secretaria da Educação com os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Dados - De janeiro a novembro foram realizadas um total de 57.380 visitas domiciliares pela equipe da VISA. Em outubro deu-se o último levantamento de infestação (LIRAa), seguindo a norma do Ministério da Saúde. O índice deve ficar abaixo de 1.0. Contudo, em Avaré o índice ficou em 1.7, acima do fixado pelo ministério.
Os técnicos da VISA alertam para que a população reforce as ações de controle do mosquito não deixando água parada, verificando diariamente seu imóvel, para que não haja aumento neste índice.
Com informações do Jornal A Comarca