Vereador de ASB apresenta ideia de usina térmica para tratar resíduos sólidos

Vereador de ASB apresenta ideia de usina térmica para tratar resíduos sólidos

legenda: Usina possui tecnologia inovadora que transforma resíduos em cinzas sem poluir o meio ambiente

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O vereador da Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara, Gilmar Teodoro da Silva (Republicanos), está em busca de parceria com municípios da região para execução de um projeto inédito: a instalação de uma usina térmica para tratar resíduos sólidos urbanos em pequena escala, sem poluir o meio ambiente, com uma tecnologia inovadora que transforma o material em cinzas.

Segundo o vereador, a primeira usina do gênero instalada no Brasil já está em funcionamento no centro-oeste do Paraná, atendendo a quatro municípios, numa iniciativa viabilizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do Turismo com outros parceiros.

“Estamos em tratativas com prefeitos de cidades da nossa microrregião e apresentando a ideia de instalação dessa usina térmica que certamente vai amenizar um problema antigo. Lá no Paraná, na cidade de Roncador, a usina tem capacidade para processar até 20 toneladas por dia de resíduos”, destaca Gilmar.

O projeto implantado no Paraná, denominado de “Lixo 5.0”, se utiliza da ‘termomagnetização’, tecnologia que consiste na transformação do resíduo em cinza, podendo diminuir em até 97% a massa do material introduzido no sistema. As cinzas podem ser aproveitadas para fabricação de asfalto, blocos cerâmicos e insumo agrícola.

“Mas é preciso que a população também tenha envolvimento nesse projeto através da educação ambiental, para que os resíduos sejam separados e destinados corretamente", afirmou o vereador completando que a segunda usina térmica está em funcionamento na cidade de Pancas-ES e a terceira, na cidade mineira de Prata.

O projeto de Gilmar recebe apoio dos vereadores Irwing Bondar, atual presidente da Câmara de Águas de Santa Bárbara, Valnir Mazon, Beatriz de Valega e Georges Zedan. Uma visita à cidade capixaba de Pancas, está sendo agendada pelo vereador Gilmar e deverá contar com a ida também de secretários municipais de Meio Ambiente de cidades da região.

Compartilhar:
Veja Também