Universitários da Eduvale participam de combate e prevenção à dengue
legenda: Os dados de casos e mortes alarmantes ganharam os noticiários e muitas cidades se mobilizam para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Segundo os dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024. Sete estados do país (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e o Distrito Federal estão com alta e declararam emergência em saúde pública.
Os dados de casos e mortes alarmantes ganharam os noticiários e muitas cidades se mobilizam para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Para conter o avanço da doença, a Faculdade Eduvale também criou ações. Na primeira segunda-feira do mês, 04, os alunos do 3° período do curso de Ciências Biológicas e do 5° período de Enfermagem assistiram a palestra com a temática “Dengue: panorama geral, prevenção e combate à doença” ministrada pelo biólogo Henrique da Cruz que é egresso da instituição e supervisor da Vigilância Sanitária de Avaré.
Ciclo de vida do mosquito, transmissão, estatísticas recentes de incidência, sintomas, diagnóstico precoce, a importância da busca por assistência médica e estratégias de combate e prevenção como a eliminação dos criadouros foram alguns dos tópicos em pauta.
O objetivo da atividade foi conscientizar e formar multiplicadores que elaborarão campanhas destinadas à sociedade. Os futuros biólogos ainda confeccionaram armadilhas e as distribuíram em diferentes pontos do câmpus.
“A informação e a mudança de hábitos individuais são fundamentais para um ambiente menos propício à reprodução do Aedes”, pontuou a bióloga Dra. Ligia Corazza.