Unimed Avaré cria a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
legenda: Comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes no ambiente de trabalho
Fonte da Foto: Assessoria UnimedRecentemente, a Cooperativa Médica Unimed Avaré colocou em prática uma medida fundamental para a proteção e segurança de seus 132 colaboradores: a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). Garantida pela legislação brasileira por meio da Norma Regulamentadora nº 5, a Comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes no ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde física e mental do trabalhador.
A estruturação da CIPA da Unimed Avaré teve início no final de 2022 e, atualmente, está em pleno funcionamento. A Comissão é constituída por quatro membros: o presidente Edilson Rosa e sua suplente Claudia Marina, que foram escolhidos pela Diretoria da Cooperativa Médica, e o vice-presidente Leonardo Paulino e sua suplente Silvana Rocha, eleitos pelos funcionários para representá-los. “Tenho costume de dizer que a CIPA está ‘a todo vapor’. Estamos trabalhando para que, juntos, busquemos um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e harmônico”, afirmou Leonardo.
Ao comentar sobre a importância da CIPA no contexto da Unimed, Leonardo salientou que, como o propósito da Cooperativa Médica é cuidar da saúde das pessoas, a atenção e o empenho da Comissão devem ser redobrados. “Vamos elaborar e aplicar medidas de caráter preventivo para doenças e acidentes, visando proteger tanto a saúde do colaborador como a de nossos cerca de 15 mil beneficiários”, afirmou o vice-presidente da CIPA.
Segundo Leonardo, a CIPA está desenvolvendo diretrizes baseadas em análises de riscos físicos, químicos e biológicos. “Através das ações da CIPA, é possível diminuir os riscos, garantindo assim um local seguro para todos que frequentam as instalações da Unimed”.
O vice-presidente da CIPA citou como exemplo a utilização correta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), considerando as características de cada departamento, como o Laboratório de Análises Clínicas, que sempre colhe amostras biológicas de pacientes, ou o Setor de Manutenção, que faz reparos em lugares altos. “Felizmente, temos uma equipe extremamente profissional e competente e, por isso, nunca tivemos casos de acidentes”, disse Leonardo.
Leonardo Paulino ressaltou ainda que, em 2022, as atribuições da CIPA foram ampliadas. Com a publicação da Lei 14.457/2022, que criou o Programa Emprega Mais Mulheres, a Comissão passou a ser uma aliada no combate às diversas firmas de assédio.