Trilha do Ribeirão Lajeado no Horto Florestal volta a reabrir para visitação
legenda: Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes
Fonte da Foto: Internet ilustrativaAlguns parques estaduais de São Paulo estavam fechados desde o dia 1º de setembro de 2024 para preservar e combater incêndios durante o período de grande seca. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo informou que, a partir desta segunda-feira (30), 69 parques estaduais serão reabertos.
Foi realizada uma reunião no gabinete de crise do Governo, em que foram discutidas as condições climáticas previstas para os próximos dias. Segundo a pasta, 13 desses parques “estão localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas.” Portanto, seguirão fechados até 12 de outubro.
Segundo Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal, “a reabertura de forma responsável é baseada nas condições climáticas previstas e no grau de risco de incêndios florestais. As equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes.”
TRILHA DO LAJEADO
Em Avaré, três reservas estaduais foram fechadas para visitação: Estação Ecológica e Floresta I e II, o que incluiu a famosa Trilha do Lajeado localizada no Horto Municipal, também conhecida como "Vale das Bruxas".