Seminarista de Avaré será ordenado diácono em Botucatu

Seminarista de Avaré será ordenado diácono em Botucatu

legenda: Futuro padre tem 27 anos e estudou no Matilde Vieira

Foto Fonte: Arquivo pessoal

Bruno Francisco Gonçalves de Oliveira, avareense de 27 anos, estudante de teologia, será ordenado diácono pelo arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo na próxima sexta-feira, dia 15. A cerimônia está marcada para às 19h30, na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, na Vila dos Lavradores, em Botucatu.

Ex-aluno da Escola Estadual Matilde Vieira, o seminarista cursou filosofia e teologia no Seminário Maior João Paulo II, em Marília. “Bruno recebeu os sacramentos da iniciação cristã como também por muito tempo exerceu a função de coroinha, acólito e catequista em nossa comunidade, e a mesma o enviou para iniciar a sua caminhada ao sacerdócio no Seminário em Botucatu. É um orgulho para todos nós da paróquia, por mais esta vocação. Que Deus o abençoe e lhe dê perseverança nessa sua caminhada”, escreveu o pároco da igreja de São Benedito, padre Ademar Roma.

O que faz o diácono - O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro. Portanto, todo diácono católico deve ser ordenado por um bispo num ritual próprio.

Existem dois tipos de diáconos: os transitórios e os permanentes. No caso de Bruno, que é candidato a padre, receberá antes a ordenação diaconal na fase final de sua preparação para o sacerdócio, conforme a tradição.

O diácono tem suas vestes litúrgicas diferentes das dos padres e bispos. A estola é transversal, e não vertical. Também pode usar a dalmática, que é diferente da casula dos padres e bispos.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços de caridade”. Eles não celebram missa, pois não são sacerdotes. Apenas ajudam na sua preparação e na liturgia. Também não podem dar todos os tipos de bênçãos

Compartilhar:
Veja Também