Secretaria divulga balanço de ações adotadas após início da pandemia
legenda: Conteúdo digital para alunos e formação para professores e gestores foram algumas das ações implantadas
Fonte da Foto: DivulgaçãoA Secretaria Municipal da Educação (SME) implantou uma série de ações diante do desafio imposto pela pandemia do coronavírus.
Entre as iniciativas está a plataforma digital "Estude em Casa". Diante da suspensão das aulas presenciais, o mecanismo disponibiliza atividades complementares para os alunos com o intuito de garantir a efetivação do processo de aprendizagem.
O intuito é estreitar laços e promover brincadeiras livres ou cantadas, entre outras ações essenciais na construção da autonomia e desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
Pais e responsáveis foram orientados sobre como usar o dispositivo. A Educação consegue ainda fazer um monitoramento dos acessos.
Paralelamente, a pasta determinou a elaboração de atividades impressas e viabilizou os meios necessários para que esse material chegasse à casa dos alunos.
Nesse meio tempo, professores e gestores das unidades receberam formação por meio de aplicativos.
O município ofereceu ainda cursos de formação em ambiente virtual aos auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). O conteúdo aprendido na capacitação será aplicado após o retorno das atividades nos Centros de Educação Infantis (CEI).
Além disso, as unidades escolares receberam equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel.
Foram distribuídos aproximadamente 2 mil kits-alimentação e kits-hortifruti a famílias em situação de vulnerabilidade social após o início da crise sanitária.
Além da orientação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma lei federal foi aprovada garantindo a oferta de itens em estoque que seriam utilizados na merenda escolar.
Alunos que não possuem material escolar também receberam um mini kit-escolar para a realização das atividades em suas residências.
Além do contato permanente com pais, gestores escolares participam de reuniões virtuas com vistas a garantir a comunicação e o efetivo exercício dos trabalhos. A pasta também promoveu a reorganização do calendário escolar, garantindo as 800 horas previstas.
Criada para gerenciar a situação da pandemia, a Comissão Municipal da Educação, assim como as Comissões Escolares, vem debatendo um possível retorno às aulas presenciais em Avaré ainda em 2020 caso haja determinação do Poder Público.
Para a finalização do primeiro semestre, após a devolução das atividades impressas e de relatórios gerados pela plataforma digital, a equipe da SME destaca que procederá os estudos, a análise e a reflexão sobre ações que visem subsidiar o replanejamento e a garantia do processo educacional.
"Agradecemos a todos os profissionais engajados nesse imenso desafio que é ensinar a distância. Agradecemos também às famílias avareenses pela colaboração e pelo empenho nesse momento tão difícil", afirma a Secretaria Municipal da Educação
A pasta informa ainda que sua equipe já se prepara para o desenvolvimento dos trabalhos no segundo semestre.