Rotary Club realiza campanha de combate à poliomielite em Avaré

Rotary Club realiza campanha de combate à poliomielite em Avaré

legenda: Rotarianos realizaram uma carreata pelas principais ruas da cidade

Fonte da Foto: Assessoria

Nos últimos dias, os Rotary Club de Avaré, Jurumirim e Expoente, se uniram para realizar uma campanha de combate à poliomielite na cidade.

Durante a semana, carro de som transitou pelas principais ruas de Avaré conclamando os pais e responsáveis por crianças de até 5 anos, a vacinarem os pequenos.

No mesmo período, entrevistas foram realizadas com diversos integrantes do Rotary, visando alertar os responsáveis, para as mazelas da doença.

O ápice da Campanha, entretanto, se deu no último dia 08/06/24, data escolhida pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré, para servir como o “Dia D” da vacinação.

Por isso, o Rotary realizou uma carreata pelas principais ruas da cidade, e cada um dos clubes se dirigiu a um Posto de Saúde para, com fantasias de Zé Gotinha e Maria Gotinha, animar as crianças e lhes entregar doces.

Como vacinar seu filho?

Em Avaré, a Campanha contra poliomielite vai até o dia 14 de junho de 2024.

Nesse período, crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos seguintes Postos de Saúde, durante a semana:

Das 7:30 às 15:30

- CSI;

- Bonsucesso;

- Santa Elizabeth;

- Vera Cruz e,

- Bairro Alto.

O que é Poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral.

Algumas infecções mais graves podem se estender até o tronco encefálico e ainda para estruturas superiores, resultando em polioencefalite, que provoca apneia, a qual requer ventilação mecânica com o uso de um respirador artificial.

 

Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas, os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.

 

Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central, preferencialmente infectando e destruindo neurônios motores, levando à fraqueza muscular e à paralisia flácida aguda.

Diferentes tipos de paralisia podem ocorrer, dependendo dos nervos envolvidos. A pólio espinhal é a forma mais comum, caracterizada por paralisia assimétrica que, com frequência, afeta as pernas. A pólio bulbar cursa com fraqueza dos músculos inervados pelos nervos cranianos. A pólio bulboespinhal é uma combinação das paralisias bulbar e espinhal.

O que o Rotary Internacional faz para combater a poliomielite?

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.

Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$ 10 bilhões à causa.

Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.

 

Texto de José Renato Fusco – Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré | Com informações da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Avaré, do Rotary International e da Wikipédia.

Compartilhar:
Veja Também