Represa de Jurumirim alcança nível mais baixo do ano em Avaré
legenda: Nem a chuva que atingiu a região e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada
Fonte da Foto: Reprodução/O VictorianoA Represa de Jurumirim, na região de Avaré, atingiu nesta quarta-feira (6) o nível mais baixo deste ano, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA).
Nem mesmo a chuva que atingiu a região de Itapetininga (SP) e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada, de acordo com o Instituto Climatempo.
Atualmente, o nível do reservatório está em 20% da capacidade. A situação é preocupante, já que historicamente a média de volume é de 57,16% neste período do ano.
Segundo dados da ANA, em junho de 2021, o nível da represa era de 31%. No mês seguinte, o volume de água estava abaixo de 30% da capacidade, o que já era preocupante.
No entanto, o nível mais baixo já registrado foi em dezembro de 2020, quando a represa atingiu apenas 13% da capacidade, segundo a agência nacional.
USINA HIDRELÉTRICA - A Usina Hidrelétrica Jurumirim começou a operar em 1962, perto dos municípios de Piraju e Cerqueira César (SP), para regularização do Rio Paranapanema e abastecimento de energia para a região do médio Paranapanema.
Com potência instalada de 100 megawatts, suficiente para atender a mais de 900 mil pessoas, o aproveitamento hidrelétrico possui um reservatório com capacidade para acumular cerca de 7,2 trilhões de litros de água, além de abranger uma área inundada de 449 quilômetros quadrados. A empresa CTG Brasil opera a usina e sua concessão vai até 2029 (com informações do G1 Itapetininga e Região).