Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Represa de Jurumirim alcança nível mais baixo do ano em Avaré

Represa de Jurumirim alcança nível mais baixo do ano em Avaré

Represa de Jurumirim alcança nível mais baixo do ano em Avaré

legenda: Nem a chuva que atingiu a região e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada

Fonte da Foto: Reprodução/O Victoriano

A Represa de Jurumirim, na região de Avaré, atingiu nesta quarta-feira (6) o nível mais baixo deste ano, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA).

Nem mesmo a chuva que atingiu a região de Itapetininga (SP) e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada, de acordo com o Instituto Climatempo.

Atualmente, o nível do reservatório está em 20% da capacidade. A situação é preocupante, já que historicamente a média de volume é de 57,16% neste período do ano.

Segundo dados da ANA, em junho de 2021, o nível da represa era de 31%. No mês seguinte, o volume de água estava abaixo de 30% da capacidade, o que já era preocupante.

No entanto, o nível mais baixo já registrado foi em dezembro de 2020, quando a represa atingiu apenas 13% da capacidade, segundo a agência nacional.

USINA HIDRELÉTRICA - A Usina Hidrelétrica Jurumirim começou a operar em 1962, perto dos municípios de Piraju e Cerqueira César (SP), para regularização do Rio Paranapanema e abastecimento de energia para a região do médio Paranapanema.

Com potência instalada de 100 megawatts, suficiente para atender a mais de 900 mil pessoas, o aproveitamento hidrelétrico possui um reservatório com capacidade para acumular cerca de 7,2 trilhões de litros de água, além de abranger uma área inundada de 449 quilômetros quadrados. A empresa CTG Brasil opera a usina e sua concessão vai até 2029 (com informações do G1 Itapetininga e Região).

Compartilhar:
Veja Também