Rafael Valim lança novo livro no Instituto Federal

Rafael Valim lança novo livro no Instituto Federal

legenda: Jurista aborda a grave crise política no Brasil

Foto Fonte: O Victoriano

Convidado pelo Grupo de Pesquisa em Ciências Humanas, Educação e Arte do Instituto Federal, o advogado Rafael Valim fará o lançamento do livro “Estado de Exceção: a forma jurídica do neoliberalismo”, pela Editora Contracorrente, na noite desta terça-feira, às 19h30, no IFSP Campus Avaré, que fica na Av. Prof. Celso Ferreira, 1333.

Neste ensaio o jurista faz uma reflexão sobre a gravidade da crise política. Para Valim, “desta vez a democracia não foi abatida por um golpe militar, com tanques e fuzis, mas sim pelo que vem sendo chamado de um 'golpe institucional', gestado e levado a efeito sob uma aparência de legalidade. Instaurou-se um processo, ouviram-se as partes e as testemunhas, elaboraram-se relatórios, mas tudo não passava de uma grande farsa, um simulacro de devido processo legal encenado por parlamentares toscos e venais, sob o impulso decisivo da mídia nativa”.

 Doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e professor de Direito Administrativo e Fundamentos do Direito Público da mesma escola, Rafael Ramires Araújo Valim, de 35 anos, é natural de Avaré. Autor de outros títulos jurídicos, atualmente ele integra a equipe de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atua como secretário-executivo da Independent International Review on Lula’s Prosecution (IIRLP), organismo do qual é o secretário-executivo.

Analista respeitado internacionalmente, Rafael Valim vê hoje o poder judiciário como o “principal motor” do estado de exceção não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, onde “quem manda não é o povo, mas as grandes empresas, uma elite irresponsável e ilocalizável”.

Compartilhar:
Veja Também