Projeto que institui o programa Autista no Esporte é aprovado pela Câmara

legenda: Ideia é promover a inclusão social de pessoas com TEA por meio da prática esportiva
Fonte da Foto: AssessoriaA Câmara Municipal de Avaré deu um passo importante no que diz respeito à pratica esportiva por parte de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Foi aprovado na sessão de segunda-feira, 17, o projeto de lei 68/2025, de autoria da vereadora Professora Adalgisa Ward, que institui o programa “Autista no Esporte”.
Segundo a justificativa do projeto de lei, a criação do Programa Autista no Esporte visa promover a inclusão de pessoas com TEA no ambiente esportivo, oferecendo atividades adaptadas às suas necessidades e proporcionando para o desenvolvimento físico, motor, social e emocional dessas pessoas.
“Além disso, o programa tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão de pessoas com TEA no ambiente esportivo, combatendo o preconceito e promovendo uma cultura de respeito à diversidade”, ressalta a autora do projeto.
Conforme rege o projeto em seu artigo 3º, as atividades do Programa Autista no Esporte serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte de Lazer (SEME) em parceria com profissionais especializados em Transtorno do Espectro Autista.
São atividades do programa: ofertar modalidades esportivas adaptadas às necessidades das pessoas com TEA; capacitar profissionais da área de esportes para o atendimento de pessoas com TEA; realizar eventos esportivos inclusivos; e promover campanhas de conscientização sobre a inclusão de pessoas com TEA no ambiente esportivo.
“Vale salientar que o Poder Executivo poderá firmar parcerias com entidades da sociedade civil, instituições de ensino, clubes esportivos e outras entidades visando ampliar e fortalecer o Programa Autista no Esporte”, conclui a vereadora Professora Adalgisa Ward.
O projeto seguiu para a sanção do prefeito Roberto Araujo.