Projeto do Trem Turístico será apresentado na Câmara Municipal

Projeto do Trem Turístico será apresentado na Câmara Municipal

legenda: Reunião em São Paulo tratou do Projeto do Trem Turístico Ouro Verde

Fonte da Foto: União Nacional Ferroviários Amigos

A Câmara de Vereadores de Avaré recebe a partir de hoje, das 19h30 às 22h, a 1ª Semana Histórica, promovida pelo Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV), evento que irá tratar da implantação do Trem Turístico Expresso Ouro Verde, que fará as linhas Avaré - Itatinga e Avaré - Bernadino de Campos, idealizado pelo Projeto Renascer Ferroviário.

O projeto irá contemplar a restauração de 120 km de linhas de trens, entre as cidades de Avaré a Bernardino de Campos, mais a reconstrução das estações de Avaré, Itatinga, Batista Botelho, Manduri, Cerqueira César e Bernardino de Campos.

A Semana Histórica, que começa hoje e vai até o dia 8, contará com palestras que abordarão os temas: Hoje, dia 6, "A importância da história no mundo contemporâneo, a importância do patrimônio histórico e as fontes para a história"; dia 7, "A questão da preservação patrimonial como um todo", logo após mesa redonda mesclando teoria e prática; e dia 8, "Educação Patrimonial". No encerramento, haverá explanação sobre os projetos do CFVV para Avaré.

O CFVV é uma associação de preservação ferroviária, que com o apoio de outras institutições, como Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (ABIFER), Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Leste do Rio de Janeiro, dentre outros órgãos, além do apoio da própria Prefeitura de Avaré, pretende implantar a volta do trem de passageiros para fins turísticos nas cidades citadas.

Os primeiros passos para a implantação do projeto em Avaré foram dados em uma reunião realizada em São Paulo, na sede da VLI, empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais. A Semana Histórica contará com a presença do presidente do CFVV, César Mori Júnior. A Câmara de Avaré fica na Avenida Gilberto Filgueira, 1631.

Compartilhar:
Veja Também