Projeto da Escola Padre Emílio Immoos resulta em publicação de livro
legenda: Alunos foram incentivados a escrever contos com narração ambientada em Avaré
Fonte da Foto: Arquivo PessoalUm projeto desenvolvido pelos professores Fernando Rodrigo dos Santos, formado em Letras, e a professora Sílvia Videira, formada em História, resultou na publicação de um livro denominado “Sombras da Cidade: Contos de Avaré.
“Hoje, os jovens ficam presos horas e horas em aparelhos eletrônicos, porém, o excesso desses aparelhos traz prejuízos ao indivíduo, como atraso no desenvolvimento cognitivo, ansiedade, depressão etc. E como forma de diminuir um pouco essa realidade, desenvolvemos um projeto de escrita de contos, no qual os estudantes seriam protagonistas de suas próprias histórias”, explicam os professores.
Segundo Rodrigo e Sílvia, a temática do livro foi livre exceto pela ambientação da narrativa. “Isso porque todas as histórias precisavam se passar em Avaré, uma maneira de valorizar a sociedade em que vivemos, e dessa forma o projeto conteve os seguintes objetivos: Desenvolver a criatividade, estimular o protagonismo juvenil, instigar a leitura entre os estudantes”.
O projeto aconteceu no 1º semestre de 2024. Nele os estudantes aprenderam conceitos teóricos da literatura e o gênero narrativo (conto, técnicas de escrita, interpretação de textos com informações implícitas, bem como atividades dinâmicas para desenvolver a criatividade).
Cada aluno participante, dos 7º, 8º e 9º anos, com idades entre 13 e 16 anos, escreveu um conto e todos foram corrigidos pelos professores. E o resultado final foi o livro: “Sombras da Cidade: Contos de Avaré”. Há 14 contos publicados e o livro possui 88 páginas.
“Parabenizamos aqui os alunos que tiveram seus contos publicados na obra. São eles: Yasmim De Oliveira Tomé; William Santos Silva; Lavínia Victoria de Oliveira Justiniano; João Ricardo de Moura; Wandeson Diniz Aroucha; Layra Victoria Santos De Paula; Matheus Henrique Pereira De Lima; Kimberly Baptista da Silva; Kevellyn Vitória Viana Da Silva; Laís Vitória Silvério Da Silva; Êmilly Eduarda Leme De Assis; Maria Eduarda Pereira Rocha; Luiz Henrique Abreu de Brito”.