Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Profissionais da saúde terão palestra sobre prevenção ao suicídio no dia 22

Profissionais da saúde terão palestra sobre prevenção ao suicídio no dia 22

Profissionais da saúde terão palestra sobre prevenção ao suicídio no dia 22

legenda: Campanha Setembro Amarelo promove capacitação e conscientização

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo uma série de ações relacionadas à campanha Setembro Amarelo.

A proposta é prevenir o suicídio por meio do diálogo e da capacitação, conscientizando toda a sociedade sobre a importância da valorização da vida. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A programação tem continuidade na quinta-feira, 22, com uma palestra voltada para profissionais da saúde.

Cuidados, manejo e acolhimento do paciente com ideação suicida são alguns dos temas em pauta. O evento vai contar com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que vai discutir a abordagem das emergências às tentativas de suicídio.

O objetivo é capacitar os profissionais da rede para oferecer o primeiro acolhimento aos pacientes, bem como encaminhá-los para a continuidade do atendimento.

Já no dia 29 de setembro será realizada uma mesa redonda sobre o tema na Câmara Municipal, às 10 horas, com profissionais de diversas áreas. O evento é aberto ao público e abrange todas as secretarias municipais.

Ações anteriores

Em parceria com estudantes de Psicologia da UniFSP e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), a equipe do CAPS realizou no dia 13 uma dinâmica de grupo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) IV. A proposta foi conscientizar os usuários atendidos no território.

Outra ação ligada ao Setembro Amarelo foi desenvolvida no dia 12 no CRAS II. O objetivo também foi conscientizar os usuários sobre o tema.

Uma capacitação voltada para médicos da rede básica foi realizada ainda no dia 6 de setembro. Na ocasião, o psiquiatra João Evangelista Vasconcelos falou sobre transtornos psiquiátricos, comportamento suicidada e tratamento medicamentoso, entre outros assuntos.

O foco foi orientar sobre o atendimento da demanda do comportamento suicida, bem como aprimorar o atendimento em rede em favor desses pacientes.

Compartilhar:
Veja Também