Procon alerta sobre golpe da portabilidade de empréstimos consignados
legenda: Vendendo facilidades, os golpistas têm como público-alvo os idosos, beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e servidores públicos, ativos ou aposentados
Fonte da Foto: internet ilustrativaEntre os novos golpes relacionados ao mercado financeiro, os problemas com transações de empréstimos consignados vêm ganhando espaço. Diante disso, o Procon de Avaré desencadeou uma campanha de alerta para essa modalidade de golpe que vem ganhando espaço e fazendo muitas vítimas.
Vendendo facilidades, os golpistas têm como público-alvo os idosos, beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e servidores públicos, ativos ou aposentados. Isso se deve ao fato de que eles possuem a facilidade da contratação de empréstimos consignados em folha de pagamento.
As formas de ludibriar os consumidores são variadas, mas a prática da falsa portabilidade tem chamado a atenção das autoridades. Nela, o falsário oferece à vítima a portabilidade de dívidas anteriores com a redução da taxa de juros das parcelas. Muitas vezes, como forma de atrair os consumidores, é ofertado lucro imediato de 10% sobre o valor depositado na conta dos servidores.
O que torna esse golpe mais perigoso do que os demais é o fato de uma possível participação de um representante do banco que, em um suposto envolvimento com a organização criminosa, encarrega-se de repassar informações sigilosas dos clientes que possuem empréstimos consignados e a margem disponível para realizar novas contratações. Tudo isso acaba por trazer credibilidade aos falsários.
O Posto do Procon de Avaré, como forma de alertar aposentados e pensionistas, tem veiculado uma tabela de como agem os golpistas que entram em contato com as possíveis vítimas através do telefone celular.
Veja a tabela baixo e fique precavido: