Prefeitura faz levantamento dos estragos da chuva
legenda: Projeto de macrodrenagem está estimado em mais de R$ 60 milhões
Fonte da Foto: Milton Rigonatti GarciaEm nota enviada à imprensa na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, a Prefeitura de Avaré comunica que está realizando um levantamento detalhado para apurar o volume de danos provocados pelas fortes chuvas que ocorreram sobre a cidade neste domingo, 29.
Dezenas de bairros apontam problemas com alagamento de ruas, imóveis e erosões que dificultam o trânsito de veículos e pedestres.
A Secretaria de Obras aguarda o término das fortes chuvas que ainda castigam grande parte da cidade de Avaré para iniciar os reparos mais urgentes. O prefeito já determinou que todos os recursos disponíveis pela administração sejam empregados no restabelecimento da estrutura urbana.
As enchentes que assolam a região central da cidade e também alguns bairros, são um problema histórico. Ao longo dos anos, várias administrações buscaram recursos junto aos governos Federal e Estadual para implantar as obras necessárias para minimizar o impacto das chuvas.
Segundo a Secretaria de Obras, foram feitos dois projetos de macro e microdrenagem que determinarão quais os tipos de obras que devem ser implantadas.
O projeto de macrodrenagem data de 2003 e prevê obras para a canalização dos córregos e rios da zona urbana. Já p da microdrenagem está sendo finalizado este ano e é voltado para a implantação de novos bueiros, drenagem das ruas e construção de galerias fluviais.
Apenas três córregos que cortam a cidade são responsáveis pelo escoamento de toda a água das chuvas. A capacidade está superada devido ao enorme crescimento que a cidade presenciou nas últimas décadas.
As obras de tratamento das águas das chuvas são urgentes e dependem de investimento externo. Apenas o projeto de macrodrenagem está estimado em mais de R$ 60 milhões, recurso que a cidade não dispõe.
Ontem – domingo – segundo dados da Secretaria de Agricultura, a cidade recebeu cerca de 60 milímetros de chuvas. No horário de pico da chuva, em menos de 40 minutos, 38 milímetros foram registrados. Este volume é muito superior ao registrado durante meses como julho, agosto e setembro. Nesta segunda-feira, 30, já foram anotados 32 milímetros de chuvas.
A Prefeitura informa ainda que ao final do levantamento completo, novas informações serão enviadas.
Da Secretaria de Comunicação