PM cumpre reintegração de posse em fazenda de Águas de Santa Bárbara
legenda: Cerca de 600 integrantes do Radicais Livres viviam no local desde 2016.
Fonte da Foto: Reprodução - TVtemA Polícia Militar cumpriu nesta quarta-feira (1°) uma ordem judicial de reintegração de posse em uma área invadida entre Águas de Santa Bárbara e Iaras desde dezembro de 2016 por militantes do Movimento Radicais Livres. São duas fazendas que compõem 700 hectares e pertencem a uma empresa produtora de celulose. Segundo o grupo e a Polícia Militar, aproximadamente 600 pessoas viviam no local. A saída foi pacífica.
De acordo com a polícia, os manifestantes haviam cortado alguns eucaliptos para dificultar o acesso às fazendas. Para liberar o caminho, os policiais precisaram usar uma serra elétrica e um trator. O grupo alegou invadir o local porque as terras seriam do Governo Federal e destinadas à reforma agrária.
Os integrantes desmontaram os barracos e devem retornar ao assentamento do grupo em Iaras. Segundo a PM, todos os integrantes do movimento deveriam sair do local até esta quarta-feira, depois de 52 dias.
Conforme a empresa Lwarcel Celulose, a empresa tentou negociar a desocupação com o grupo, porém como não houve sucesso, ela buscou as medidas judiciais e obteve a liminar para desocupação e reintegração de posse. “A empresa dedica-se a grandes projetos na região do interior paulista, respeita os movimentos sociais, cumpre sua função social com geração de emprego, renda e preservação do meio ambiente”, afirmou a organização em comunicado.
FONTE G1 ITAPETININGA