Plenário da Câmara de Avaré vai sediar formatura do Proerd 2024
legenda: Um total de 140 alunos da Escola Estadual Paulo Araújo Novaes participarão da cerimônia
Fonte da Foto: internet ilustrativaA Câmara de Vereadores de Avaré vai receber, no dia 10 de maio, a formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A cerimônia contará com a presença de 140 alunos do 7° ano da Escola Estadual Paulo Araújo Novaes, no plenário do Legislativo.
A iniciativa, promovida pelo 53° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), receberá alunos, responsáveis legais, direção, docentes e funcionários da educação; além de autoridades locais.
Em reunião, realizada na quinta-feira (2), a Mesa Diretora da Câmara de Avaré autorizou o uso do plenário para a solenidade. O evento terá início às 8 horas.
O Proerd tem como objetivo encorajar crianças em idade escolar a ampliarem suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. A iniciativa também busca prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O modelo original foi criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, e sofreu adaptações para ser aplicado em mais de 50 países. No Brasil, o Proerd começou a ser desenvolvido no Rio de Janeiro, no começo dos anos 90, sendo que no final da década já estava estabelecido em delegacias de mais de 18 estados brasileiros. Em 2002, o programa se tornou institucional em todas as Polícias Militares do país.
No estado de São Paulo, mais de 11 milhões de alunos já passaram pelo programa, reconhecido nacionalmente como um eficaz instrumento de prevenção às drogas e a violência.