Penitenciária e CDP de Cerqueira César completam dez anos de atividades
legenda: Unidades mantêm humanização da pena e focam em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social
Fonte da Foto: Assessoria CRNA Penitenciária e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César completaram dez anos de atuação no sábado (4). Em uma década de história, ambas as unidades mantêm a proposta de humanização da pena e apostam na oferta de trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.
A penitenciária abriga detentos do regime fechado e dispõe de Célula de Intervenção Rápida (CIR). Na área educacional, 170 presos estudam regularmente - ensinos Fundamental e Médio.
O estabelecimento penal também atua em ações de incentivo à leitura. A biblioteca, por exemplo, possui 2.626 livros em seu acervo, disponíveis a todos os reeducandos.
CURSOS E TRABALHO
No decorrer de dez anos, a Penitenciária de Cerqueira César implementou inúmeros cursos aos detentos, como de Garçom, Eletricista, Padeiro, Confeiteiro, Horticultura, entre outros.
A unidade conta com 70 presos trabalhando para empresa parceira e mantém vínculo com a Santa Casa na confecção de tapetes de crochê e na separação de tampinhas de embalagens descartáveis.
PREMIAÇÃO
Há uma horta instalada na unidade que, em 2021, venceu uma das categorias do “Prêmio Josué de Castro”. Além de produzir hortaliças para o cardápio servido aos presos e servidores, também fornece parte da produção para a Santa Casa e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) da cidade.
“Quero agradecer aos servidores pelos dez anos de dedicação e compromisso. Sem isso, não seria possível consolidar o nosso trabalho”, destaca o diretor da penitenciária, Carlos Eduardo Zanluchi.
CDP
O CDP de Cerqueira César (presos provisórios) também celebra dez anos. Atualmente, 106 sentenciados cursam o ensino regular e são incentivados a participarem de exames públicos e concursos, como o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
Em 2021, um preso foi vice-campeão estadual no torneio, na categoria destinada às Pessoas Privadas de Liberdade. Ele obteve nota máxima, mas ficou em segundo lugar por critérios de desempate.
O estabelecimento busca incentivar os internos a desenvolverem o hábito da leitura, dando livre acesso a eles a mais de 2,1 mil títulos de temas variados, com uma média de 5.628 locações mensais.
MEDALHA
O presídio proporciona vários cursos profissionalizantes aos reclusos e também oferece oportunidade de trabalho na unidade, como manutenção e limpeza, preparo das refeições, entre outros.
Diretor do CDP de Cerqueira César, Gustavo Tosim destaca o objetivo de reduzir a reincidência criminal. “Inclusive, fomos reconhecidos ao receber a medalha ‘Challenge Coin, uma homenagem do 31º Batalhão da Polícia Militar de Ourinhos ao trabalho que realizamos em prol da segurança da sociedade”, pontua.
FONTE: Marcus Liborio