Palestra virtual discute inclusão de pessoas com Síndrome de Down
legenda: Evento gratuito da Secretaria da Pessoa com Deficiência acontece na terça-feira, 23, às 19h30
Fonte da Foto: DivulgaçãoA Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) promove na terça-feira, 23, um evento virtual em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
Com início às 19h30, a palestra "Compreender para Incluir" traz dois especialistas que vão discutir os desafios e perspectivas da inclusão de pessoas com Síndrome de Down.
O evento gratuito e com direito a certificado tem como convidado o psicólogo Rinaldo Correr, mestre e doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele também é coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré e das Faculdades Integradas de Bauru, além de ser docente no Programa de Mestrado profissional em Educação Sexual na Unesp de Araraquara.
O outro convidado é o pedagogo Luís Henrique da Silva, doutor em Educação Especial. Silva é diretor Técnico do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), responsável pelo gerenciamento de recursos humanos e direcionamento das ações pedagógicas com vistas à promoção da educação inclusiva em Avaré, bem como proprietário da "Supere-se Hoje!", assessoria em Educação e Desenvolvimento Pessoal.
INSCRIÇÕES - As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail smdpd@avare.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3732-8844. O evento que acontece na plataforma Google Meet vai contar com a participação das intérpretes de Libras Aline Hirata e Carolina Barreto.
CONSCIENTIZAÇÃO - O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março em 193 países membros da Organização das Nações Unidas. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição. Essas pessoas têm muito em comum com o restante da população. Elas podem alcançar um bom desenvolvimento e avançar com crescentes níveis de realização e autonomia, ocupando um lugar próprio e digno na sociedade.
A pessoa com Síndrome de Down tem direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante que a família esteja atenta em relação ao assunto. A SMDPD e o Grupo Down Avaré, coordenado pela professora Marli Forteza, atuam dentro da proposta de auxiliar e informar a população.