Padre Donisete se despede da Paróquia de São José
legenda: Padre Antônio Donisete Musachio deixa a paróquia do Jardim Vera Cruz a partir deste domingo, 1º de setembro
Fonte da Foto: Arquivo pessoalProsseguindo as mudanças paroquiais anunciadas após o retiro do clero no início do mês, no próximo domingo, 1º de setembro, o padre Antônio Donisete Musachio vai deixar a condução da Paróquia São José, do Jardim Vera Cruz, para assumir a Paróquia de Santo Antônio, em Macatuba, na região de Lençóis Paulista.
No seu lugar, virá de lá o padre Fernando Gusson Marostica, conforme decisão tomada de comum acordo com os dois sacerdotes, pelo arcebispo metropolitano de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo.
“Quero expressar toda a minha gratidão à Paróquia de São José. Encontrei um povo sedento, acolhedor e generoso. Foi um presente de Deus. Por 8 anos e meio aprendi com essa bondosa comunidade. O meu muito obrigado a todos que fizeram parte dessa história”, afirmou o padre Donisete, que recentemente promoveu a pintura interna e a troca do piso da igreja e deixa tudo preparado para a pintura externa do templo.
Com 30 anos de sacerdócio, padre Donisete, discrição em pessoa, vai guiar a sua sexta paróquia. “Aproveito para convidar a todos os amigos para a minha posse em Macatuba, no dia 1º de setembro, às 19 horas. Que São José e Santo Antônio nos abençoem”, declarou. Antes, pela manhã, às 8h30, ele se despedirá dos fiéis em sua última missa à frente da comunidade.
REAÇÃO - No último dia 19 paroquianos do Jardim Vera Cruz encaminharam ao arcebispo um abaixo-assinado defendendo a permanência do pároco. “Com base no Direito Canônico, temos a faculdade de expor aos pastores da Igreja os nossos anseios”, justificam no documento em que pedem para dom Maurício repensar a sua decisão. “Não estamos contra a vinda de outro sacerdote, mas queremos lembrar que o padre Donisete conseguiu fazer nossa comunidade renascer das cinzas e nosso desejo é de que ele possa continuar entre nós”. O pedido, entretanto, ficou sem resposta.
NOVO PÁROCO - Avareense de 36 anos de idade, padre desde 2011, Fernando Gusson Maróstica (foto galeria) retorna à terra natal, onde trabalhou no início do seu ministério. No ano passado, ele já havia sido nomeado pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Brabância, mas o arcebispo, pressionado, voltou atrás e manteve o padre Edélcio Soares no cargo.
Padre Fernando, que hoje exerce a função de assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica na região, recebeu recente homenagem do Rotary Club de Macatuba, “por sua dedicação à comunidade”.
O vigário-geral da arquidiocese, monsenhor José Francisco Antunes vai dar posse ao novo pároco de São José durante a missa deste domingo, dia 1º, às 19 horas. Padre Fernando será o quarto a exercer o cargo na paróquia criada em 1998.
De Gesiel Júnior, especial para o Jornal A Comarca