Museu Tonico e Tinoco em Pratânia será revitalizado
legenda: Museu também é dedicado a memória da dupla Pedro Bento e Zé da Estrada
Fonte da Foto: FacebookNo último dia 10 de novembro (sexta-feira), a proponente Amanda Lopes assinou o contrato junto à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (PROAC), para execução do projeto que prevê a reestruturação do Museu dedicado às duplas Tonico e Tinoco (ícones da música de raiz e os maiores vendedores de discos da história do Brasil) e Pedro Bento e Zé da Estrada, localizado na cidade de Pratânia.
Além de toda a adequação estrutural da instituição para possibilitar a inscrição do Museu no Cadastro Estadual de Museus, lançado nesse ano, o projeto também realizará a modernização completa da exposição de longa duração do espaço.
O PROAC
Criado em 2006 o Proac - Programa de Apoio à Cultura na modalidade "Concurso/Editais" caracteriza-se como um dos mais significativos mecanismos públicos de financiamento direto para a produção artística no Estado de São Paulo.
O Proac Editais tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do Estado e diversas expressões culturais são contempladas pelo programa em Editais específicos, entre elas: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais.
Lançados anualmente os Editais funcionam como concursos, os projetos inscritos são avaliados por uma comissão composta por 5 especialistas, 3 indicados por entidades e movimentos artísticos e culturais e 2 membros indicados pela Secretaria, sempre buscando os melhores profissionais do segmento escolhido. A verba é oriunda de recursos próprios da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os projetos selecionados no ProAC devem obrigatoriamente oferecer contrapartidas, na forma, por exemplo, de exibição de espetáculos a preços populares ou gratuitos.