Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - MP quer que Prefeitura de Avaré esclareça sobre compra de medicamentos

MP quer que Prefeitura de Avaré esclareça sobre compra de medicamentos

MP quer que Prefeitura de Avaré esclareça sobre compra de medicamentos

legenda: CPI da Câmara Municipal vai investigar suposto superfaturamento na compra dos medicamentos o cloridrato de midazolan e o citrato de fentanila

Fonte da Foto: Internet

O Ministério Público vai pedir esclarecimentos à Prefeitura de Avaré e informações à Câmara de Vereadores sobre a compra de medicamentos hospitalares que seriam usados no pronto-socorro da cidade. O pedido foi confirmado nesta terça-feira (18) depois que a Câmara Municipal abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito na segunda-feira (17).

A CPI vai investigar a contratação de uma empresa responsável pelo fornecimento das medicações. Entre as denúncias que levaram à abertura da CPI, está um suposto superfaturamento na compra emergencial de medicamentos para sedação, no valor de R$ 956 mil.

Os vereadores querem levantar se este valor é ou não acima da média do mercado para a quantidade de medicamentos adquiridos. A CPI tem noventa dias para concluir as investigações.

Em nota, a Prefeitura informou que "o cloridrato de midazolan e o citrato de fentanila são utilizados na sedação de pacientes por diversos fatores, inclusive aqueles acometidos por Covid-19 em estado crítico que necessitam de ventilação mecânica".

Ainda de acordo com a prefeitura, o uso desses medicamentos está em diversos protocolos, inclusive na Sociedade Brasileira de Anestesiologia e nos protocolos da Associação Brasileira de Medicina Intensiva.

Sobre o aumento nos gastos com esse tipo de medicamento, a nota afirma que "a aquisição, portanto, responde à demanda crescente exigida atualmente pelo Sistema de Saúde local, uma vez que Avaré é referência regional em Saúde. Lembramos ainda que a compra é feita para contemplar o uso dos medicamentos pelos próximos meses".

A Prefeitura informou ainda o relatório de consumo médio de medicamento utilizadas nos últimos meses no pronto-socorro em 2021:
Janeiro - 247 ampolas;
Fevereiro - 230 ampolas;
Março - 299 ampolas;
Abril -1386 ampolas.

Com informações do G1 Itapetininga e Região

Compartilhar:
Veja Também