Mães relatam momento de terror após touro avançar sobre público na Emapa
legenda: As vítimas estavam no recinto após provas de montaria na Emapa e aguardavam show da 'Boiadeira'.
Fonte da Foto: Reprodução G1 ItapetiningaAo menos 13 pessoas ficaram feridas após um touro invadir a arena de rodeio da Exposição Municipal de Avaré (SP), antes do show da cantora sertaneja Ana Castela. Mães que levaram seus filhos para a apresentação relataram os momentos de desespero que viveram na noite de domingo (10).
Vídeos registrados por fãs que aguardavam o show da cantora mostram o momento em que o animal escapa do brete, local onde os animais ficam antes e depois da montaria, invade a arena e avança em direção ao público. Algumas pessoas são lançadas para cima e uma barraca chega a ser destruída pelo touro.
As imagens também mostram a correria do público, que tenta se proteger. Uma dessas pessoas é o filho da cabeleireira Amanda Nunes, que teve o braço quebrado durante a confusão.
Ela contou que estava no recinto com os filhos, de cinco e oito anos, a mãe e uma amiga. “Eu cheguei a achar que era uma briga. Eu estava com meu menininho menor no braço, aí corri e subi na arquibancada”.
Contudo, seu filho mais velho e a avó ficaram no meio da arena, quando o touro avançou sobre os dois. “O boi veio com tudo, jogando um monte de gente [ao chão], quando eu olhei para trás a minha mãe caída no chão, um monte de gente caída em cima, meu filho caído no chão, todo quebrado, gritando de dor”, relatou a moradora.
“Quando vi meu filho gritando de dor fiquei paralisada em choque”, relembra a mãe.
O menino foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que trabalhavam no local, e levado para o pronto-socorro da cidade.
Indignada com o ocorrido, Amanda decidiu registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Avaré. O garoto passaria por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), nesta terça-feira (12).
“Foi um susto daqueles e não aparece responsável. ‘Jogaram a coberta’ em tudo e pronto”.
Outra moradora, que optou por não divulgar sua identidade, relatou que sua filha, de 11 anos, foi atingida pela pata do touro na região da coxa, e durante a confusão, chegou a desmaiar. “Minha filha saiu de lá desacordada, teve dois desmaios”.
Além da filha, a mãe conta que ela e o marido também ficaram machucados durante o incidente.
“Eu também estou muito ferida, meus braços, meu peito, minhas costas também estão muito machucadas. Meu esposo está com a cabeça cheia de feridas, com escoriações no corpo."
“Ela é muito fã da Ana Castela e como dizem que é um show voltado para o público infantil, acabamos levando. E por irresponsabilidade da organização, aconteceu tudo isso”, lamenta a mãe.
Segundo a prefeitura, 13 pessoas precisaram de atendimento no pronto-socorro.
Em nota, a Confederação Nacional De Rodeio (CNAR) informou que este foi um evento atípico. O touro escapou durante o processo de embarque no caminhão.
Uma equipe de laçadores foi acionada para conter o touro, que foi isolado entre grades móveis. Depois de ser contido, o animal foi levado em segurança ao espaço de manejo sob o palco.
Após o ocorrido, o show de Ana Castela ocorreu normalmente e sem atraso, às 22h30. A cantora, por meio de sua assessoria, disse que solidariza com as vítimas do incidente.
FONTE: G1 ITAPETININGA