Largo do Mercado recebe a Banda Cordão Pixinguinha neste sábado (29)
legenda: Apresentação ocorrerá no coreto a partir das 10h30 da manhã
Fonte da Foto: Reprodução YouTubeA Banda Cordão Pixinguinha, formada por músicos avareenses, se apresenta no próximo sábado no Largo do Mercado a partir das 10h30 da manhã. No repertório, clássicos do choro com autoria de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e o próprio Pixinguinha, considerado um dos maiores compositores do gênero.
Para quem não sabe, o choro ou chorinho é um gênero da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Considerado um dos primeiros gêneros musicais do Brasil, o choro está permanentemente se renovando através de instrumentistas e compositores contemporâneos como Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Luis Barcelos, Maurício Carrilho, Nailor Proveta e o grupo Água de Moringa
Em Avaré, a Banda Cordão Pixinguinha surgiu através do Clube do Choro, que organizava as rodas e “sempre ficava aquela sensação de que outras pessoas deveriam participar dessas atividades culturais”, conta Silvia de Almeida Beltrami, que toca percussão.
A formação da banda se deu através do presidente do clube, o professor Altino Toledo, e com o encerramento das atividades do Clube do Choro de Avaré, em 2022, a ideia de continuar com a banda foi levada ao Projeto Cordão que abraçou a causa e assim foi feito, mantendo os objetivos iniciais de formação de novos músicos, educação musical, divulgação cultural e interação social de pessoas interessadas em cultura.
“A Banda se apresentou pela primeira vez no 1º Festival de Inverno do Projeto Cordão, quando criamos um projeto no Catarse para captação de recursos para a manutenção da Banda. Temos alguns colaboradores fieis, que são poucos, e também o pessoal do Regional Jangada que ajuda no que pode. As perspectivas são boas e nosso entusiasmo não diminui, principalmente porque estão surgindo novos músicos com interesse em integrar a Banda”, explica Sílvia.
A Banda Cordão Pixinguinha já gravou até mesmo um videoclipe, gravado em 8 de maio de 2024 através da Lei Paulo Gustavo, que pode ser acessado no canal da banda no YouTube https://youtu.be/tTldY9u_mxs.
Hoje são 19 integrantes, incluindo o Regional Jangada. São eles:
-
Ana Carolina de Melo Fogaça (Trombone)
-
Altino Correa de Toledo Neto (Regente e Bandolim)
-
Benami Francis Dicler (Clarinete)
-
Carlos Beltrami Junior (Violão 6 cordas)
-
Christy Ellen Araujo Alves (Trompete)
-
Clara Rizzo Maia de Freitas (Flauta)
-
Eduardo Teixeira Neto (Cavaquinho)
-
Jennifer Verônica dos Santos Oliveira (Trombone)
-
Leonardo Aparecido Moraes (Flauta)
-
Leonardo Valério (Saxofone Alto/Tenor)
-
Luís Otávio Rocha Barbieri (Violão de 7 cordas)
-
Luiz Henrique Leite Gonçalves (Trompete)
-
Michele Adriana de Oliveira (Maestrina / Saxofone Tenor)
-
Rafael Rolfini Teixeira (Flauta / Flautim)
-
Ricardo Henrique Cardoso da Fonseca (Saxofone Alto)
-
Sergio Ornellas Fragozo (Percussão)
-
Silvia de Almeida Beltrami (Percussão)
-
Vinícius Augusto Rodrigues Pereira (Percussão)
-
Watcho Parizze (Bateria)