Laboratório da Unimed Avaré recebe certificado de excelência do PNCQ
O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), concedeu certificado de desempenho excelente ao Laboratório da Unimed Avaré, referente ao ano de 2021. Este foi o terceiro ano consecutivo que o Laboratório recebe essa avaliação.
A certificação do CNPQ proporcionou uma homenagem do Sistema Unimed ao Laboratório da singular de Avaré. Assinado por Omar Abujamra Junior (presidente da Unimed do Brasil) e por Marcos de Almeida Cunha (diretor de Gestão de Saúde da Cooperativa), o documento afirma que a homenagem é “um reconhecimento por tornar a Unimed sinônimo de qualidade”.
Segundo a biomédica Renata Paulucci Negrão Duarte, responsável pelo Laboratório da Unimed Avaré, todos os laboratórios têm a obrigação de participar de um programa de controle de qualidade. Renata ressaltou a importância de se obter a certificação de excelência do PNCQ. “Essa avaliação reflete nosso trabalho. Temos profissionais capacitados que se dedicam, desde o atendimento até a coleta e a liberação dos resultados. Fazemos tudo com muito cuidado, muito carinho com os pacientes”, afirmou Renata.
Renata Paulucci disse o Laboratório da Unimed Avaré participa do PNCQ desde 2018. “O primeiro certificado foi emitido em 2019, o segundo em 2020 e, agora, recebemos o terceiro certificado, referente ao ano de 2021, sempre com desempenho excelente”, informou.
A biomédica explicou que a atuação do Laboratório passa, diariamente, pelo controle de qualidade interno. “Para realizar o controle externo, o PNCQ manda amostras de exames. Preparamos essas amostras e tratamos como se fossem pacientes, fazemos o exame e enviamos o resultado para o PNCQ. Essa análise é feita uma vez por mês e, depois de 12 meses, chega o certificado”, explicou Renata Paulucci.
Atendendo atualmente em três unidades (duas em Avaré e uma em Itaí), o Laboratório da Unimed Avaré realiza todos os tipos de exames de sangue, urina e fezes, além de teste de paternidade, sexagem fetal (para saber o sexo do bebê em gestante) e toxicológico para renovação de carteira de motorista.
Da Assessoria