Jornada de Cidadania e Empregabilidade aconteceu na Penitenciária II

Jornada de Cidadania e Empregabilidade aconteceu na Penitenciária II

legenda: Abertura oficial do evento aconteceu no último dia 15

Fonte da Foto: Assessoria

No período de 14 a 18 de maio foi realizada na Penitenciária Nelson Marcondes do Amaral, a PII de Avaré, localizada na Barra Grande, a “3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade”, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária, promovido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado de São Paulo.

No dia 15 foi celebrada cerimônia solene de abertura, para a qual autoridades e membros da sociedade civil foram convidados previamente a participarem, como intuito de tomarem conhecimento das ações desenvolvidas, na qual apontam a reintegração do trabalho em sociedade, e induzir a uma reflexão da necessidade de ações análogas que efetivamente preparem os reeducandos para o retorno ao seio social.

A mesa de autoridades foi composta por Joel Lopes da Silva, diretor técnico III da Penitenciária “Nelson Marcondes do Amaral”; 1º Tenente Robson Selas Jorge, delegado do Serviço Militar de Avaré e Região; Capitão PM Rodrigo Santana, representante do 53º Batalhão da Policia Militar de Avaré, Marcelo Miquelini, Gerente Regional da FUNAP; Miriam Cristina Medeiros Pereira de Souza, diretora da escola “Dr.Paulo Araujo Novaes”; Juliana Cristina Catto, diretora regional da Coordenadoria da Reintegração Social; Vânia Maria Bortolli, coordenadora pedagógica da Diretoria de Ensino de Avaré; Sérgio Gallego, secretário de Habitação da Prefeitura de Avaré, representando o prefeito; Celso Roberto Quintiliano, diretor da Divisão Regional Sudoeste Fundação Casa; Emanuel Zandoná Gonçalves, representante da OAB; Valdenir dos Santos, coordenador da Escola“Dr. Paulo Araújo Novaes”. Foi apresentado aos presentes pelos reeducandos da Unidade, a peça teatral renascimento. Também se apresentou o grupo de dança Vivendo a Ressocialização.

A Jornada ofereceu a todos os reeducandos reclusos na unidade prisional uma série de serviços e ações que visam contribuir com a execução da pena, bem como auxiliar na retomada da vida em sociedade ao final do cumprimento da pena imposta, sendo realizado mais de três mil atendimentos aos sentenciados no local.

Durante toda a semana foram emitidos/atualizados documentos pessoais como Registro Geral (RG), CPF, Certidão de Nascimento, bem como atendimento jurídico em parceria com a FUNAP, cortes de cabelo, atendimentos de enfermagem, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis. 

Também foram realizadas várias palestras abordando temas relacionados à área de saúde, profissional e pessoal, tais como "Dependência química e abstinência", "Consequência das drogas", "Celas de Fumantes", "Coodependência e grupo de apoio", "Empreendedorismo Social, Profissional do século 21", "Empreendedorismo, Horticultura, Empregabilidade", "Uso Racional da Água", "Higiene Bucal", "Importância da Alimentação",  "Relacionamento de pais e filhos", "Disfunção Sexual Masculina", "Os malefícios da tatuagem artesanal", "Ansiedade", "infecção sexualmente transmissível", "Qual é o seu fruto?" e "Reintegração Social do Egresso na Sociedade".

Compartilhar:
Veja Também