Homem é socorrido após cair de laje em Avaré
Nesta quarta-feira (27), por volta das 15h24, a central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Avaré foi acionada para atender um acidente de trabalho ocorrido com o senhor V.N.S., 47 anos, que havia caído de uma laje na Praça Pastor Plínio Paula dos Reis, na Vila Martins II.
Chegando ao local, a equipe do Corpo de Bombeiros já prestava os primeiros-socorros e na sequência o SAMU entrou com analgesia e combate a dor com medicamentos. A vítima foi removida ao Pronto Socorro, com segurança e já com alívio a dor.
A equipe do SAMU estava composta pelos condutores socorristas Sérgio, Rodrigo, Eduardo e a técnica de enfermagem Simone e enfermeira Marina. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local com o cabo J. Ricardo, cabo Marcolino e soldado Ramon.
O SAMU tem por objetivo atender casos de urgência e emergência envolvendo pacientes que correm risco de morte imediata, porém, quando acionarem o SAMU, façam quando realmente precisar.
O SAMU Regional Vale do Jurumirim atende em torno de trezentos mil habitantes da região, com 8 ambulâncias básicas posicionadas em cidades da região com equipes treinadas e preparadas para qualquer situação de emergência.
Em Avaré, a central de regulação conta com uma equipe para atender as ligações do 192. O médico de plantão 24 horas faz uma triagem e classifica a solicitação se o caso é de urgência ou emergência ou apenas faz uma orientação. Dependendo da situação, faz orientação de condutas de primeiro-socorro até que uma equipe de resgate chegue ao local.
A central de regulação atendeu entre novembro e dezembro deste ano 4.800 chamados via 192 com 660 trotes. O SAMU solicita o apoio para que haja uma conscientização da população com relação a utilização do serviço.