Há 8 anos Avaré se despedia do mestre Elias de Almeida Ward
legenda: Elias não apenas anunciou os grandes fatos do século XX em Avaré como também foi o artífice de notáveis realizações
Fonte da Foto: Avaré MemorávelHá 8 anos Avaré se despedia do mestre Elias de Almeida Ward. Filho mais velho do sírio-libanês Hanny Ward e da professora Adalgiza Almeida Ward, o jornalista Elias Almeida Ward nasceu em Avaré no dia 11 de janeiro de 1925. Passou toda a sua infância e adolescência em sua terra natal, onde sempre residiu.
Cursou o primário no então Grupo Escolar Matilde Vieira e o secundário no Instituto de Ensino Sedes Sapientiae, onde se formou técnico em Contabilidade.
Em seguida, Elias especializou-se em atividades contábeis e administrativas. Contudo, a paixão pela comunicação o tornou um dos pioneiros da radiodifusão em Avaré, tendo ele sido um dos fundadores da Rádio Avaré, a primeira emissora regional.
Desportista, Elias foi quem idealizou e promoveu a Corrida de São Silvestre de Avaré, no ano de 1946. Essa prova de pedestrianismo é hoje a mais antiga realizada em cidades interioranas e a sua tradição marca o calendário esportivo da cidade, pois participam dessa competição atletas de renome internacional.
Em julho de 1951, Elias casou-se com a poetisa Marília Pires, com quem teve os filhos Marília, Marina e Marco Antonio. Com a mulher, ele formou uma dupla inesquecível na apresentação de festas e solenidades, ambos animando os eventos e marcando ainda, com suas vozes consonantes, o rádio avareense.
Neto do jornalista Chico de Almeida, um dos combativos membros da imprensa avareense do começo do século vinte, Elias herdou a argúcia do avô e também participou ativamente da vida sócio-política da cidade entre os anos 60 e 90.
Em casa o jornalista conservava gravações radiofônicas, reportagens impressas e muitas fotografias em que ele aparece ao lado de personalidades do mundo político como presidentes da República, governadores, senadores, além de artistas e cientistas.
Em 1965, observador e com larga visão, Elias sugeriu e a Prefeitura criou e organizou a primeira Exposição Agropecuária, a tradicional EMAPA, hoje um dos mais importantes eventos do gênero em todo o país.
Admirado e respeitado indistintamente por todos os profissionais da mídia regional, Elias recebeu da categoria o título de “Cidadão Imprensa”. Em 2005 a Câmara de Vereadores, interpretando os sentimentos populares, conferiu ao radialista o diploma de “Cidadão Benemérito”.
Comunicador por excelência, aos 88 anos de idade, Elias Almeida Ward lutou até o fim, mesmo debilitado, conservando a lucidez e o gosto pela vida, pois tomava parte rotineiramente de todos os acontecimentos de Avaré. O bravo jornalista faleceu na manhã de 19 de fevereiro de 2013, entregando à história avareense um incomparável testemunho de intensa cidadania. Em sua homenagem, no dia 30 de junho de 2016 foi inaugurado o Auditório Elias de Almeida Ward, no Centro Cultural Esther Pires Novaes (Com infomarções de Gesiel Júnior).