Governo de SP decreta situação de emergência em três cidades da região
legenda: Incêndio entre Coronel Macedo e Taquarituba atingiu 120 alqueires.
Fonte da Foto: Defesa CivilO governo de São Paulo decretou situação de emergência, por 180 dias, nas áreas de 45 municípios paulistas em razão das ocorrências de incêndios florestais.
O decreto indica que os focos de incêndio "resultaram em graves danos humanos, materiais e ambientais, além de significativos prejuízos econômicos e sociais" nas cidades incluídas no documento.
Na região, as cidades de Bernardino de Campos, Coronel Macedo e Taquarituba estão na lista do governo.
O incêndio que começou na quarta-feira (21) atingiu 120 alqueires entre Taquarituba e Coronel Macedo e deixou as populações de ambas as cidades em alerta.
Alerta máximo para incêndio
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, ao todo, 46 municípios estão sendo monitorados e estão em alerta máximo para queimadas. As localidades sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor que afeta todo o estado.
Seguro rural
A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento disponibilizou R$ 100 milhões para produtores afetados pelos incêndios de subvenção ao seguro rural.
Ofertada pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), a ação conta com 15 seguradoras credenciadas, concedendo subvenções que variam de 25% a 30%, dependendo da cultura produtiva. O limite, por produtor rural, é de R$ 25 mil, e qualquer produtor prejudicado pode acessar o crédito.
A subvenção tem como objetivo amenizar os impactos das perdas de produção, causadas pela seca e outras intempéries, além de disponibilizar recursos para custeios emergenciais. (Com informações do G1 Itapetininga)