Exercício de Apresentação da Reserva será realizado de 9 a 16 de dezembro
legenda: Procedimento abrange todos os oficiais e praças da reserva e reservistas
Fonte da Foto: Internet - IlustrativaDo dia 9 a 16 de dezembro será realizado o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) para atualização dos cadastros dos militares que serviram ao Exército Brasileiro, mas que foram licenciados de suas atividades nos últimos cinco anos.
O EXAR abrange todos os oficiais e praças da reserva e reservistas, com as finalidades de praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva, além de fortalecer os laços de solidariedade e camaradagem entre militares da ativa e da reserva.
Atualmente, o Exercício de Apresentação da Reserva pode ser realizado pela Internet, através do endereço eletrônico: exarnet.eb.mil.br, ou na Organização Militar (OM) em que a pessoa estiver vinculada, bem como na Junta de Serviço Militar mais próxima.
APRESENTAÇÃO
Devem se apresentar os oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial”, além dos praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados.
Em Avaré, procurar a Junta de Serviço Militar, sito à Rua Bahia, 1580 – Casa do Cidadão – Centro, entre os dias 9 a 16 de dezembro de 2022. Se preferir, atualize seus dados via EXARNET pelo site: www.exarnet.eb.mil.br entre 1º de dezembro de 2022 à 31 de janeiro de 2023, lembrando que a 5ª e última apresentação dever ser feita PRESENCIALMENTE à Junta de Serviço Militar. Maiores informações pelo telefone: 3733-7014.
Vale ressaltar que a apresentação pela internet poderá ser realizada durante o ano todo. Porém se realizada após o prazo previsto, incorrerá em multa conforme previsto na Lei do Serviço Militar e em seu Decreto.