Ex-estudante da Etec de Avaré tem artigo aceito em Conferência Internacional
legenda: Eduardo Barreto Gonçalves transformou seu TCC em artigo para apresentação virtual na conferência de Lisboa, Portugal
Fonte da Foto: InternetO ex-estudante da Etec “Professor Fausto Mazzola”, de Avaré, egresso do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO, Eduardo Oliveira Barreto Gonçalves, teve seu artigo intitulado "Desenvolvimento de um jogo em realidade virtual imersiva voltado para o combate aos focos de Dengue" aprovado na 7ª Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada 2020 (CIACA 2020) que será realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Lisboa-Portugal. A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado durante a Graduação.
A ideia para o tema surgiu através da necessidade de promover medidas para conscientizar a população, já que a cidade de Bauru é uma das líderes brasileiras em casos de dengue, sendo assim Gonçalves criou um jogo didático para o combate da doença. O artigo abordou o uso da Tecnologia para auxiliar no processo de aprendizado, explorando as medidas de combate à dengue em forma de um jogo realista e interativo. O jogo foi produzido utilizando a Realidade Virtual para prender a atenção e proporcionar uma imersão, no qual o jogador encontra cenários familiares do ambiente urbano e tem a missão de localizar todos os focos de dengue e eliminá-los da maneira correta. "Um dos próximos objetivos referente ao projeto é a disponibilização do jogo em plataformas, para que ele possa ser baixado por qualquer usuário, além disso também espera-se que posteriormente o projeto possa ser aplicado em Instituições de Ensino como ferramenta educacional", ressalta o egresso.
Gonçalves tomou a decisão de inscrever seu trabalho na CIACA 2020 devido aos comentários positivos que recebeu após a finalização do TCC e também por ser uma grande oportunidade de expor os benefícios da tecnologia na educação e promover a conscientização a respeito de um assunto atual e recorrente como a Dengue. "A submissão do projeto nesta conferência pôde agregar de diversas formas, dando visibilidade não somente aos envolvidos no projeto como também para a computação, mostrando que a área pode ser utilizada de forma não convencional, ou seja, podendo auxiliar em outros setores como educação e saúde", pontua.
O artigo teve orientação e supervisão do Prof. Dr. Elvio Gilberto Da Silva, e a colaboração dos docentes Me. Renan Caldeira Menechelli, Me. Vinicius Santos Andrade e Me. Patrick Pedreira Silva. "Os professores sempre se prontificaram a auxiliar em todos os processos de desenvolvimento do projeto, com o objetivo de extrair o máximo potencial utilizando principalmente suas experiências no meio acadêmico", ressalta.
FONTE: JORNAL A COMARCA