Etecs abrem as inscrições do Vestibulinho para o segundo semestre
legenda: Na Etec Fausto Mazzola de Avaré são 70 vagas para cursos noturnos de Administração e Gastronomia
Fonte da Foto: Internet - IlustrativaQuem deseja fazer um curso gratuito e de qualidade, para se destacar no mercado de trabalho, deve aproveitar a oportunidade para se inscrever no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). O prazo de inscrição vai de 4 de abril até 8 de maio, às 15 horas, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.
O valor da taxa é de R$ 33. A prova será aplicada no dia 4 de junho.
O Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2023 oferece mais de 44 mil vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, na modalidade presencial, semipresencial e online, disponíveis em todo o Estado de São Paulo.
ETEC AVARÉ
Na Etec Fausto Mazzola de Avaré, os cursos oferecidos são de Contabilidade, período noturno (35 vagas) e Gastronomia (com até 20% online), também no período noturno (35 vagas). Inscrições pelo site da unidade.
Novidades
Para o próximo semestre, o Centro Paula Souza (CPS) apresenta duas novidades em cursos técnicos: Viticultura e Enologia, com 40 vagas, à noite, será oferecido na Etec Benedito Storani, de Jundiaí; e o técnico em Veterinária, opção da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales, com 40 vagas, no período noturno.
O processo seletivo oferece também cinco novas especializações técnicas, todas com aulas no período noturno:
- Assessoria Parlamentar, na Etec Cepam, da Capital (20 vagas);
- Cálculos Trabalhistas, na Etec de Araçatuba (40 vagas);
- Gastronomia Hospitalar, na Etec de Heliópolis, da Capital (40 vagas);
- Higiene Ocupacional, na Etec Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga (40 vagas);
- Prótese fixa com ênfase em cerâmica, na Etec Philadelpho Gouvea Netto, de São José do Rio Preto (40 vagas).
Outras informações
Do total de vagas, 39.072 são destinadas para habilitações técnicas nas modalidades presencial e semipresencial.
Estão disponíveis mais de 80 opções de cursos técnicos, com duração de três ou quatro semestres, nos seguintes eixos de formação: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. A relação de cursos e vagas detalhada por unidade pode ser consultada no site do Vestibulinho das Etecs.
Para o formato online, Ensino a Distância (EaD), as 3.900 vagas estão distribuídas entre os seguintes cursos técnicos:
Administração (1.260); Comércio (240); Desenvolvimento de Sistemas (960); Guia de Turismo (480); Secretariado (300) e Transações Imobiliárias (660).
Para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cursos técnicos nas três modalidades, o interessado deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série. Confira informações detalhadas na página 2 da Portaria.
Especialização Técnica
A modalidade conta com 10 opções de curso que somam 1.115 vagas, sendo 455 para o formato presencial, e outras 660 vagas para aulas online. Confira os cursos oferecidos, acessando aqui.
Para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível na internet.
Vagas remanescentes
As vagas remanescentes de segundo módulo são ofertadas de acordo com a disponibilidade de cada Etec. Neste processo seletivo estão contemplados os cursos técnicos de Automação Industrial, Comércio, Desenho de Construção Civil e Edificações.
Para disputar uma das vagas, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, exclusivamente, no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 4 de abril até as 15 horas do dia 8 de maio. O interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico.
Também é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 8 de maio.
O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Outras informações sobre a documentação necessária e a disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis no site.
As Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet aos candidatos interessados em fazer inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis para essa finalidade.
Inclusão social
O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para fazer a prova, deve indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na “Área do Candidato”, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 8 de maio.
O candidato transgênero que deseja ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.