Escolas municipais recebem ecopontos para coleta de óleo usado
legenda: Parceria entre Prefeitura de Avaré e Copróleo pretende assegurar a destinação ecologicamente correta do resíduo
Fonte da Foto: DivulgaçãoA Secretaria Municipal de Meio Ambiente fechou uma parceria com a Copróleo, empresa que possui selo ambiental, com o objetivo de assegurar a destinação ecologicamente correta ao óleo de cozinha usado.
A proposta, que cumpre a Diretiva de Pró-Atividade Esgoto Tratado do Programa Município VerdeAzul, é coletar o resíduo de restaurantes, lanchonetes, trailers e residências e encaminhá-lo como matéria-prima para a produção de biodiesel.
Pontos de coleta
O material deve ser acondicionado em garrafa PET ou recipiente com tampa e encaminhado a qualquer dos 24 ecopontos com capacidade para até 200 litros espalhados por escolas do município.
O resíduo também pode ser deixado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que atende no Horto Florestal.
"Com a disponibilidade de pontos de arrecadação, bem como palestras de conscientização a toda população, pretendemos erradicar o descarte irregular desse resíduo na Estância Turística de Avaré", afirma o secretário Judésio Borges.
Estima-se que cada família gera aproximadamente um litro de óleo vegetal e gordura animal usados por mês. Cada litro de óleo descartado irregularmente contamina 20 mil litros de água potável. Além de poluir rios e solo, o produto danifica o encanamento de residências.