Escolas de Avaré promovem valorização da cultura afro-brasileira
legenda: Atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra foram realizadas durante mês de novembro
Fonte da Foto: SecomEscolas municipais de Avaré desenvolveram atividades ao longo do mês de novembro com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira.
O trabalho fez alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20.
Professores utilizaram histórias como Chapeuzinho Preto, O Cabelo de Lelê e O Príncipe Preto, entre outras, para uma reflexão sobre a relevância dos povos e da cultura africana na construção cultural brasileira.
As iniciativas incluíram rodas de conversa, debates e apresentações culturais, nas quais as crianças puderam discutir o impacto da história africana na sociedade.
Foram promovidas oficinas criativas que incentivaram os alunos a valorizar suas origens e respeitar as diferenças, além de valorizar a diversidade étnico-racial.
Representatividade, igualdade de oportunidades e combate ao racismo foram temas abordados levando em consideração as esferas sociais, culturais e educacionais.
"Esse trabalho mostrou-se essencial para conscientizar as crianças sobre a necessidade de uma sociedade mais justa e inclusiva, destacando o papel da escola como espaço de formação para o respeito e a convivência com a diversidade", destaca a Secretaria Municipal de Educação.