Enem 2022: notas já estão liberadas para consulta. CONFIRA!
legenda: O resultado estava previsto para ser divulgado na próxima semana, mas foi adiantado para esta quinta-feira (9)
Fonte da Foto: Internet - IlustrativaO Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (9) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os estudantes que realizaram a prova já conseguem consultar suas notas na Página do Participante. Para acessar, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.
O resultado só iria ser disponibilizado na próxima segunda-feira (13), no entanto, ministro Camilo Santana, ministro da Educação, informou a mudança da data nesta quarta-feira (8) durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é usada na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas de todo o Brasil, além de algumas instituições internacionais.
Veja abaixo em quais programas você pode se candidatar com ela:
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada disponibiliza vagas para estudantes em instituições de ensino públicas, tais como: universidades federais, universidades estudais, institutos federais, dentre outros.
Podem participar estudantes que fizeram o Enem 2022 e obtiveram uma nota superior a zero na prova de redação.
Veja as datas do SiSU 2023
-
Prazo de inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março
-
Resultado: 07 de março
ProUni
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo para estudantes em universidades particulares. De acordo com as regras do programa, as bolsas podem ser desde integrais até parciais (50%).
Para poder participar do programa, os participantes devem ter realizado o Enem 2022 e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. A redação também não pode ter sido zerada.
Ainda há a exigência de que os estudantes comprovem uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral. O exigido para as bolsas parciais é de uma renda mensal de no máximo 3 salários mínimos.
Além disso, o programa pede que, obrigatoriamente, os estudantes tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Há a opção para quem estudou em escola particular, no entanto, na condição de bolsista integral.
Pessoas com deficiência também podem se beneficiais com o programa, além de professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que integrem o quadro de pessoal permanente de alguma instituição pública.
Veja as datas ProUni 2023
Prazo de inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março
-
Resultado da 1ª chamada: 7 de março
-
Resultado da 2ª chamada: 21 de março
-
Matrículas pré-selecionados 1ª chamada: 7 a 16 de março
-
Matrículas pré-selecionados 2ª chamada: 21 a 30 de março
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil oferece financiamentos dos estudos em instituições de ensino privadas.
Podem participar do programa estudantes que tenham realizado o Enem, a partir da edição de 2010, que obtiveram média nas notas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação.
A exigência é de que as pessoas que peçam o financiamento tenham renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Veja as datas Fies 2023
-
Prazo de inscrição: 7 a 10 de março
-
Resultado em chamada única: 14 de março