Em noite de homenagens, ex-comandante da Cavalaria pede a volta da base para Avaré

Em noite de homenagens, ex-comandante da Cavalaria pede a volta da base para Avaré

legenda: Desativado há quase dois anos, destacamento local já foi tido como um dos melhores do estado

Fonte da Foto: Assessoria

A sessão ordinária da última segunda-feira, 17, da Câmara Municipal contou com um Ato Solene de homenagens a vários policiais militares veteranos do Destacamento da Cavalaria de Avaré. A iniciativa da Moção de Aplausos partiu do vereador e presidente da Casa, Samuel Paes, que é cabo PM da reserva.

“A importância da Cavalaria como uma força de segurança que utiliza métodos eficazes e humanizados, aproximando-se da comunidade e criando uma relação de confiança com os cidadãos, bem como a pronta resposta de atuação do destacamento contribuiu significativamente para a manutenção da ordem e da paz na cidade ao longo de décadas, por isso esses policiais são merecedores dessa homenagem”, destacou o presidente Samuel Paes.

No Ato Solene foram homenageados os seguintes policiais veteranos da reserva: 2º Tenente PM Lino Márcio Fogaça; 2º Tenente PM Douglas da Silva Xavier; 2º Tenente PM Isaías Carlota; Subtenente PM Willams da Graça Lima; 1º Sargento PM Sebastião Cláudio Valentino; 2º Sargento PM Edson Luiz Teixeira; 3º Sargento PM José Luciano Alves; 3º Sargento PM Christiano de Oliveira; 3º Sargento PM Ronaldo Ramos Chiaro; 3º Sargento PM João Aparecido Fogaça de Almeida; 3º Sargento PM Marcelo Alves; 3º Sargento PM James Raimundo; 3º Sargento PM Luciano Rigonatti da Silva; 3º Sargento PM Paulo Roberto de Oliveira Lima; 3º Sargento PM Claudemir Roberto Gonçalves; 3º Sargento PM João Amilton da Silva; Cabo PM Marcelo Roza de Carvalho.

Desativada há quase dois anos

Falando pelos homenageados na tribuna, o último comandante do Destacamento da Cavalaria de Avaré, Subtenente Willams da Graça Lima, primeiramente agradeceu aos vereadores pelas honrarias e em seguida falou sobre a desativação da unidade local.

“É uma dor ver a situação que se encontra a Cavalaria de Avaré, que já foi considerada como uma das melhores do Estado de São Paulo. No início do ano 2.000, quando nem se falava em equoterapia, os sargentos Edson e Rigonatti já faziam na cidade de Avaré, há mais de 15 anos a Cavalaria de Avaré estava na frente dentro dos 17 destacamentos, e foi tida como uma das melhores, tanto nas instalações como no manejo. E hoje não entendemos o porquê que a situação chegou a esse ponto”, desabafou o ex-comandante.

Ainda segundo o subtenente, pode sim haver mudança no quadro em que se encontra a unidade de Avaré, mas que não depende mais dos policiais. “Depende do clamor da população e também da força política. Por isso peço aos vereadores que vistam a camisa da cavalaria, afinal, estamos na ‘terra do cavalo’ e nada mais junto do que ter de volta o policiamento a cavalo na cidade”, finalizou.

O Destacamento da Polícia Montada de Avaré iniciou suas atividades em fevereiro de 1987, e perdurou até dezembro de 2023.

 

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também