Documentário sobre Matilde Vieira gera prêmio a professor
legenda: Amauri Albuquerque recebeu o certificado de destaque do ano de 2017
Fonte da Foto: FacebookO documentário "A Mãe de Todas", produzido para celebrar aos 110 anos da escola mais antiga de Avaré - Matilde Vieira -, resultou em um prêmio de reconhecimento ao professor Amauri Ferreira de Albuquerque, concedido pela Diretoria Regional de Ensino. Amauri recebeu um certificado de destaque do ano de 2017.
"A Mãe de Todas" foi produzido pelo documentarista Amauri Ferreira de Albuquerque como forma de resgatar a memória escolar avareense com a inauguração, em 1907, do 1º Grupo Escolar do município, hoje conhecido como Escola Estadual Matilde Vieira.
Professor de ensino médio e diretor da Emncena Filmes, produtora audiovisual independente, Albuquerque iniciou a elaboração do documentário em 2015. "A escola mais antiga de Avaré completou 110 anos e a data merecia registro digno. Por mais de um século passaram por seus bancos personalidades como o ator Tony Ramos, o deputado Salim Curiati e a cientista Diva Diniz Corrêa. Além disso, o prédio escolar serviu de quartel para tropas na Revolução de 32 e também recebeu visitas ilustres como a do maestro Heitor Villa-Lobos. Essa trajetória está contada em imagens”, revelou.
Com 60 minutos de duração, “A Mãe de Todas” narra os principais fatos de sua trajetória através de depoimentos de pessoas que fizeram a história da escola. Produzido voluntariamente por Albuquerque, o documentário tem a narração da bibliotecária Suzely Dainezi, teve o apoio do pesquisador Gesiel Júnior, que cooperou no roteiro, enquanto que a ilustração da capa é uma criação do artista plástico Edu Cardoso.