Dedicação da Capela de Santo Expedito será celebrada neste sábado

Dedicação da Capela de Santo Expedito será celebrada neste sábado

legenda: Arcebispo presidirá a cerimônia na futura igreja matriz

Foto Fonte: O Victoriano

Às 18 horas deste sábado, 18, o arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo vai oficiar a cerimônia de dedicação da Capela de Santo Expedito, no bairro Santa Mônica. O templo se prepara para, em breve, se tornar igreja matriz e templo principal da futura paróquia que reunirá os católicos da Zona Oeste da cidade.

Vão participar do ato religioso o pároco do Santuário Nossa Senhora das Dores, cônego Alberto Campezato e o padre Francis Njoroge, vigário paroquial, que já assumiu as funções de responsável pela Pró-Paróquia de Santo Expedito.

RITO

Quando a construção de uma igreja chega ao fim, a celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. O termo normalmente mais usado é “dedicação”. Na liturgia católica, toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Virgem Maria e aos anjos e santos inscritos no Martirológio Romano.

Na dedicação da igreja, o rito é muito rico de significados. Cabe ao bispo presidir a cerimônia iniciada com a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e o rito da Palavra e da Eucaristia, que compõem a missa.

“O rito de dedicação de uma igreja diz muito da nossa fé, é uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção. E cada vez que entrarmos numa igreja, tenhamos o devido respeito, amor por cada espaço daquele local, é um local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir, de dar graças por tantos benefícios vindos do Alto”, explica o padre Márcio do Prado, especialista em liturgia.

Compartilhar:
Veja Também