Curso sobre compostagem é desenvolvido no Horto Florestal
legenda: Docentes do SENAR ministram até dezembro a capacitação que ensina teoria e técnicas de manejo
Fonte da Foto: DivulgaçãoA Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Avaré, está apoiando o curso Jovem Agricultor do Futuro promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
A iniciativa acontece por meio do projeto-piloto de compostagem desenvolvido no Horto Florestal. Docentes do SENAR ministram até dezembro a capacitação que ensina teoria e técnicas de manejo a 15 participantes.
As aulas acontecem semanalmente num local específico no Viveiro Municipal. De acordo com a pasta, o objetivo é difundir a proposta, capacitar quadros e estimular a implantação de projetos semelhantes em órgãos municipais.
A iniciativa cumpre a diretiva de Pró-Atividade na diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul, iniciativa estadual do qual Avaré faz parte.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem promovendo a adequação do Viveiro Municipal. O espaço é utilizado para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental.
IMPORTÂNCIA - A compostagem protege o meio ambiente, uma vez que ajuda a reduzir a destinação de lixo orgânico para o Aterro Municipal.
O produto resultante do processo é um fertilizante natural que pode ser utilizado em vasos, canteiros e hortas sustentáveis, além de ser aplicado na educação ambiental.