Corpus Christi: Católicos enfeitam as ruas para a procissão
legenda: Desde a madrugada, fiéis das seis paróquias preparam os efeites das ruas de Avaré
Fonte da Foto: Suely ZanluchiDesde a madrugada, fiéis das seis paróquias preparam os efeites das ruas de Avaré com o tema "Alimentados por Cristo, seremos sal e luz". O Corpus Christi será celebrado nesta quinta-feira (31), com missa solene campal, às 16h, em frente a Matriz de São Benedito.
Depois, os fiéis, como é tradição, saem em procissão pelas ruas centrais enfeitadas na direção do Santuário de Nossa Senhora das Dores, onde será dada a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Pelo sexto ano consecutivo acontece o Corpus Christi Solidário. A proposta é motivar os fiéis a participar da festa do Corpo de Deus e durante a celebração expressar-se solidariamente ajudando quem precisa, explicam os padres.
Desde 2013 as paróquias de Nossa Senhora das Dores, São Benedito, São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima, São Judas Tadeu e São José se unem numa campanha para arrecadar produtos em favor de pessoas carentes.
O gesto concreto para este ano será a doação de fraldas geriátricas nos tamanhos G e GG para uso no tratamento de idosos. "As doações serão entregues aos nossos irmãos doentes e acamados, pois eles necessitam de nossa ajuda”, explicou o pároco da Igreja de São Benedito, padre Ademar Domingos Roma.
Também durante o feriado de Corpus Christi as doações podem ser entregues tanto no Largo São Benedito como na Praça Padre Tavares, fronteiriça ao Santuário da padroeira da cidade. Os produtos doados serão recolhidos, embalados e entregues aos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo e da Cáritas Paroquial de São Benedito, organismos encarregados da distribuição aos enfermos necessitados.
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Origem - A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.