COMTUR discute sobre obras paradas em Avaré

COMTUR discute sobre obras paradas em Avaré

legenda: Restaurante do Camping, Calçadão do Costa Azul e Praça Romeu Bretas estarão na pauta da reunião do conselho

Foto Fonte: Moradores Costa Azul

O Conselho Municipal de Turismo de Avaré (COMTUR) se reúne nesta quinta-feira, 26, para discutir assuntos ligados ao setor que têm sido alvo de criticas pelo fato de se tratarem de obras paralisadas há tempos na cidade.

Restaurante do Camping Municipal, Calçadão do Costa Azul e as obras nos quiosques da Praça Romeu Bretas (antigo lanchódromo) estão na pauta dos conselheiros que discutirão os relatórios que serão apresentados pelo secretário municipal de Turismo, Geraldo de Barros.

São obras custeadas com verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que estão paralisadas há tempos e precisam ter continuidade para que a cidade de Avaré não corra o risco de perder o título de estância turística (ver tópico abaixo).

Além das obras paralisadas, a reunião do COMTUR também vai discutir sobre um aplicativo de turismo desenvolvido pela Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), Plano Setorial de Turismo e o Regimento Interno do conselho que precisa ser reformulado.

A reunião ordinária do COMTUR será realizada no Centro Cultural Esther Pires Novaes, na Rua Ceará, 1507 (antiga Guarda Mirim), a partir das 19 horas.

RANKING DAS ESTÂNCIAS

Segundo pesquisado pelo jornal O VICTORIANO, um novo ranking de cidades estaria sendo promovido pelo governo do Estado. A nova listagem, organizada pela Secretaria do Estado de Turismo, vai funcionar em dinâmica semelhante à de campeonatos esportivos.

Assim como existe mais de uma série do Campeonato Brasileiro, por exemplo, com sistema de rebaixamento e ascensão à elite, o governo estadual vai “rebaixar” três cidades para zona intermediária para estâncias turísticas, chamada de MIT (Municípios de Interesse Turístico), faixa essa composta por 140 cidades. As três mais bem avaliadas do grupo de interesse turístico “sobem” à “primeira divisão”, com o status de estância turística. As três piores deixam a “elite”.

Pela lei estadual 1261/2015, os critérios principais para se ascender para o status de Estância Turística são atrativos turísticos, equipamentos e serviços e fluxo permanente de turistas. Entretanto, existia a possibilidade de o ranking não ser efetivado neste ano, já que o número de cidades para completar o MIT ainda não estava fechado até o primeiro semestre de 2017.

(Com informações do Diário do Grande ABC)

Compartilhar:
Veja Também