Começa o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Começa o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

legenda: Avaré figura entre as 100 cidades brasileiras com alto número de suicídios

Fonte da Foto: Internet

Não existe um estudo técnico ou um ranking oficial que aponte que a cidade de Avaré figure entre as que mais possuem registros de suicídios no país. No entanto, é assustador que as ocorrências desse gênero sejam frequentes em Avaré e em municípios da região, o que sugere que algo precise ser feito porque, para especialistas, nove em cada 10 casos poderiam ser evitados com encaminhamento correto ao tratamento.

A quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. Números do Ministério da Saúde mostram que são 32 brasileiros mortos por dia, total superior ao de vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo especialistas, os idosos ainda estão em maior número entre os que tiram a própria vida no País. Mas a proporção de jovens vem crescendo aceleradamente. Dados do Mapa da Violência mostram que os suicídios aumentaram 33% nos últimos 10 anos entre pessoas de 15 a 29 anos. Em 2014, foram 2.898 casos de pessoas desta faixa etária. Outras 146 cometeram suicídio antes dos 15 anos.

Para o renomado psiquiatra paulistano Guido Palomba, a questão está sempre relacionada a uma mente perturbada, que precisa de acompanhamento e tratamento. “É sempre um transtorno mental, não existe suicídio em mente normal. Porque o instinto mais forte e primário do ser humano é o de preservação (da vida). Quando você se volta contra esse instinto, você está sempre doente”.

SETEMBRO AMARELO

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Avaré possui uma unidade do Centro de Valorização da Vida que funciona diariamente, das 17h às 23h, e atende pelo telefone (14) 3733-2525, ou ainda pelo 141 que funciona 24 horas em todo Brasil.

SAIBA MAIS NO SITE OU NA REDE SOCIAL DA UNIDADE DE AVARÉ:

http://www.setembroamarelo.org.br

https://www.facebook.com/cvvavare/

www.cvv.org.br

 

Compartilhar:
Veja Também