Carla Flores pede que vacinação contra pólio seja estendida às escolas municipais
legenda: Vereadora apresentou requerimento ao prefeito na última sessão ordinária
Fonte da Foto: Internet - IlustrativaA vereadora e 2ª secretária da Câmara, Carla Flores (MDB), apresentou requerimento ao prefeito durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 5, pedindo para que a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação seja estendida nas escolas da rede municipal.
Na semana passada, por determinação do Ministério da Saúde, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro devido à baixa adesão computada de apenas 35% das crianças vacinadas na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade. A meta da campanha contra a pólio é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.
“Aqui em Avaré atingimos somente 38% do público-alvo, de acordo com a Secretaria da Saúde. Por isso, a exemplo de inúmeros municípios brasileiros, estou pedindo ao prefeito que estenda a campanha de vacinação nas escolas municipais”, enfatiza Carla Flores.
Em sua propositura, a vereadora cita que o Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel.
Multivacinação
Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Com informações do Ministério da Saúde.