Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Carla Flores pede que vacinação contra pólio seja estendida às escolas municipais

Carla Flores pede que vacinação contra pólio seja estendida às escolas municipais

Carla Flores pede que vacinação contra pólio seja estendida às escolas municipais

legenda: Vereadora apresentou requerimento ao prefeito na última sessão ordinária

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

A vereadora e 2ª secretária da Câmara, Carla Flores (MDB), apresentou requerimento ao prefeito durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 5, pedindo para que a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação seja estendida nas escolas da rede municipal.

Na semana passada, por determinação do Ministério da Saúde, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro devido à baixa adesão computada de apenas 35% das crianças vacinadas na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade. A meta da campanha contra a pólio é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.

“Aqui em Avaré atingimos somente 38% do público-alvo, de acordo com a Secretaria da Saúde. Por isso, a exemplo de inúmeros municípios brasileiros, estou pedindo ao prefeito que estenda a campanha de vacinação nas escolas municipais”, enfatiza Carla Flores.

Em sua propositura, a vereadora cita que o Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel.

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Com informações do Ministério da Saúde.

Compartilhar:
Veja Também