Câmara de Avaré aprova projeto de lei que cria a Rua do Lazer
legenda: Iniciativa da vereadora Carla Flores (MDB) pretende resgatar atividades praticadas antes da era da internet
Fonte da Foto: Internet - IlustrativaA Câmara de Vereadores de Avaré aprovou por unanimidade na noite de segunda-feira, 7, o projeto de lei 251/2022, de autoria da vereadora e 2ª secretária Carla Flores (MDB), que institui no município o programa “Rua do Lazer”.
O programa consiste na destinação temporária de trechos de vias públicas para utilização da população para atividades de lazer, esporte e cultura, e deverá acontecer aos domingos e feriados no período das 10 às 16 horas.
“A Rua do Lazer visa levar aos bairros da cidade diversos tipos de atividades, sendo elas esportivas, culturais, recreativas e também difundir campanhas educativas de combate às drogas, violência, bullying entre outras, tudo com a participação de secretarias municipais, entidades privadas e da população em geral”, explica a vereadora Carla Flores.
Outro ponto importante enfatizado pela autora do projeto está relacionado com o afastamento de crianças e jovens da internet e dos aparelhos de telefone celular. “Temos que resgatar aquelas atividades que nós, de outras gerações, tínhamos antes da era da informática. Brincadeiras como queimada, taco, pique-latinha, peteca entre outras que eram e ainda podem ser muito saudáveis, não só para crianças e adolescente, mas também para adultos que com certeza vão querer participar das atividades dentro do programa Rua do Lazer”, destaca a parlamentar.
Ainda na justificativa do projeto, Carla Flores ressalta que o fechamento de ruas para o trânsito aos sábados, domingos e feriados é prática comum em diversas cidades brasileiras. “Em algumas delas já existem leis e regras claras, bastando apenas que a comunidade se mostre interessada. Em outras, é preciso garantir uma legislação que defina os procedimentos necessários. As ruas de lazer são um ótimo caminho para fomentar a ludicidade, bem como um sentimento de pertencimento à comunidade”, conclui a vereadora.
Uma vez aprovada, a nova legislação segue agora para sanção do prefeito Jô Silvestre.
DA ASSESSORIA