Cadastro para doação de medula óssea acontece nesta quarta-feira na Eduvale
legenda: Evento é promovido pelo Grupo Doe Órgãos Salve Vidas em parceria com a faculdade e outras entidades
Fonte da Foto: InternetNesta quarta-feira (27), a partir das 18h30min, acontece no campus da Faculdade Eduvale mais uma campanha de cadastramento de pessoas para captação de doares de medula óssea, uma realização do Grupo Doe Órgãos Salves Vidas em conjunto com o Hemocentro da cidade de Marília, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA).
Os interessados devem comparecer ao campus Eduvale no horário indicado, e fazer o cadastro para integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O candidato deve ter entre 18 e 54 anos e apresentar boa saúde. O doador não pode ter doença infecciosa ou incapacitante, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
A campanha consiste em aumentar o número de cadastro no REDOME e conscientizar a comunidade sobre a importância da doação que pode salvar vidas. Os alunos do curso de Enfermagem participarão como voluntários e atuarão na ação sob a supervisão de professores e enfermeiros.
O que é a medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas.
Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
LEMBRE-SE
Achar um doador de medula óssea compatível é difícil. Um em cada cem mil. Por isso, quanto mais pessoas se colocarem à disposição, mais fácil fica e fazer isso é tranquilo. A pessoa vai a um hemocentro para se cadastrar. O pessoal coleta o seu sangue, e se em algum momento for preciso, chama a pessoa para doar a medula. É muito importante manter o cadastro sempre atualizado.