Brete para captura de capivaras é instalado no Horto
legenda: Ação faz parte do Projeto Capivaras, Carrapatos e Febre Maculosa
Fonte da Foto: José Carlos dos SantosO Programa de Uso Público informa sobre a instalação, na área de lazer da Floresta Estadual de Avaré, o Horto Florestal, de brete para captura de capivaras que habitam o espaço no entorno do lago ali existente.
A ação faz parte do Projeto “Capivaras, Carrapatos e Febre Maculosa”, Processo SMA n° 000.409/2015, coordenado pelo professor doutor Marcelo Bahia Labruna, da USP - Universidade de São Paulo -, sob licença SISBIO n 43259-5 (data de emissão: 13/04/2017) contemplando atividades de captura e coleta de sangue e carrapatos em capivaras do Horto Florestal.
A coleta de sangue das capivaras é necessária para que seja realizada a sorologia visando a detecção da presença, ou não, da bactéria a Rickettsia rickettsii (riquétsia), causadora da doença Febre Maculosa. A instalação do brete é necessária devido ao fato de que o procedimento com uso de dardos tranquilizantes poderiam causar o afogamento das mesmas, visto que após serem atingidas pelo dardo, como meio de defesa, provavelmente as mesmas poderiam entrar no lago e desfalecer na água, causando o afogamento imediato.