Botucatu realiza evento de observação de aves, domingo, na Pedra do Índio
Os encantos da Cuesta de Botucatu poderão ser admirados ao nascer do sol com o canto dos pássaros, no próximo domingo (29), em mais uma edição do projeto “Vem Passarinhar”, da secretaria adjunta de Turismo, no parque da Pedra do Índio.
De acordo com a secretária, Roberta Sogayar, o birdwatching, conhecido no Brasil como Observação de Aves ou “Passarinhada” é uma alternativa de lazer para quem gosta de admirar aves ao ar livre, que também contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica.
A Pedra do ìndio é um dos principais pontos turísticos da Cuesta de Botucatu. Um parque estruturado e preparado para a recepção de turistas e visitantes.
A observação de aves está em crescimento. O Brasil é um privilegiado que conta com mais de 1.800 espécies e ocupa a 2ª posição na lista dos países com maior número de aves diferentes. De acordo com o Atlas da Cuesta, Botucatu abriga cerca de 400 espécies de aves. A prática pode apresentar variações, com ou sem acessórios, com ajuda de binóculos, luneta e ou câmera digital para registro das aves.
“Com os dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região da Cuesta de Botucatu possui áreas abertas, matas, áreas alagadas do baixo Tietê, e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. Por isso, é possível observar uma grande diversidade de espécies, de diferentes biomas em um único dia, sem percorrer longas distâncias”, explica Roberta.
A saída é às 5h da manhã, em frente à catedral de Sant'Ana, e é preciso estar inscrito no evento. O passeio será para 20 participantes, que serão contemplados por ordem de inscrição e notificados por WhatsApp. Os remanescentes entrarão automaticamente na lista de espera.
Os interessados podem realizar sua inscrição através do site http://turismo.sp.gov.br