Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Beneficiário do INSS não precisa mais fazer prova de vida presencial

Beneficiário do INSS não precisa mais fazer prova de vida presencial

Beneficiário do INSS não precisa mais fazer prova de vida presencial

legenda: Veja o que muda no INSS em 2023

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O que muda na prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social? Esta é uma das maiores dúvidas dos aposentados e pensionistas do INSS desde que a obrigatoriedade deste procedimento voltou. Ele havia sido suspenso até dezembro de 2022. Com isso, muitos dos segurados se questionaram como será daqui para frente.

A prova de vida é a forma que o INSS tem para saber se os seus segurados, principalmente aqueles que recebem algum tipo de benefício, estão vivos. Este procedimento tem como objetivo combater o pagamento desnecessário dos benefícios. Vem saber o que mudou na prova de vida e como ela deverá ser feita neste ano de 2023.

O que muda na prova de vida em 2023?

Antes, a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social era feita diretamente em uma agência do INSS ou até mesmo na agência bancária onde o beneficiário recebe o benefício. Porém, com o retorno da obrigatoriedade também surgiram algumas mudanças.

O INSS publicou, ainda em 2022, uma portaria com todas essas mudanças que irão atingir diretamente os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto. A partir de agora, o procedimento será totalmente automático. Mas, como isso será possível?

A resposta para a pergunta anterior é simples: por meio do cruzamento de dados entre as informações constantes em bases de dados de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

De acordo com o próprio INSS, por meio deste cruzamento de dados o Instituto poderá comprovar que o titular do benefício está vivo, seja por meio de consultas médicas ou qualquer outro tipo de registro feito nas bases de dados anteriormente informadas. Votar também é um dos procedimentos que irá servir para a prova de vida.

Poderão ser utilizados como prova de vida registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros.

O que acontece se der errado o cruzamento de dados?

Apenas quando não for possível realizar o cruzamento de dados é que o beneficiário será notificado para realizar a prova de vida. A preferência é que esse procedimento seja realizado de forma eletrônica. Entretanto, a responsabilidade de fazer a prova de vida será do próprio INSS.

Como o procedimento ficou suspenso até 31 de dezembro de 2022 por parte do governo federal, os segurados que não realizaram a prova de vida não tiveram o benefício cancelado. Portanto, não é necessário ter nenhum tipo de preocupação.

Esta opção por realizar a prova de vida através do cruzamento de dados teve como objetivo facilitar a vida dos beneficiários, já que boa parte deles são idosos, muitas vezes que vivem acamados ou até possuem algum tipo de deficiência física.

Compartilhar:
Veja Também