Avaré vai receber projeto de incentivo à leitura por meio do teatro
legenda: Iniciativa patrocinada pela CTG Brasil tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura
Foto Fonte: Banner CTG BrasilEstão abertas as inscrições para as oficinas de Mediação de Leitura e Performance Artística durante os piqueniques literários do Ler é Uma Viagem, performance teatral idealizada pela atriz e leitora pública Élida Marques.
A atração é realizada em praças públicas com o objetivo de promover o encontro entre as pessoas e a leitura em grupo.
O projeto conta com o patrocínio da CTG Brasil e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Além de Avaré, os piqueniques literários vão ocorrer em dez cidades na região da Usina Hidrelétrica Jurumirim, sob concessão da empresa no Rio Paranapanema.
O projeto se divide em duas etapas. A primeira é de capacitação, com a formação em Mediação de Leitura e Performance Artística, por meio de uma oficina composta por três encontros online e um presencial.
Educadoras, bibliotecárias, agentes de leitura, artistas, artesãs e demais interessadas acima de 18 anos podem se inscrever nas oficinas, de forma gratuita, até dia 10 de fevereiro. O endereço é https://forms.gle/KRubos9FHastpimT7.
Ao todo, serão 30 vagas para cada cidade nesta etapa de capacitação, com início previsto para esse mesmo mês.
A segunda etapa, prevista para começar em abril, contempla a realização dos piqueniques em cada uma das dez cidades.
A programação contará com atividades voltadas à educação, à cultura e à conscientização ambiental, com participação dos capacitadores e da comunidade em geral.
A programação final de cada cidade será desenvolvida de forma conjunta durante as oficinas.
Os Piqueniques Literários fazem parte do programa de incentivo à leitura “Ler É Uma Viagem”, realizado durante 19 anos por Élida Marques, com mais de 1,2 mil sessões de leitura em 280 cidades e oito estados brasileiros.
“O projeto é uma forma de ampliar as estratégias de mediação de leitura com toda comunidade, familiares e vizinhança. De unir o letrado e o não letrado, de atrair até quem não gosta de ler. A ideia do piquenique é chegar junto, ficar junto e ir embora junto, deixando a praça novamente limpa após o encerramento”, explica a atriz e idealizadora.